Começou a Semana Internacional do Café 2018

Principal evento nacional da cadeia produtiva realizado em Belo Horizonte (de 7 a 9 de novembro) conta com extensa programação de cursos, competições, seminários e palestras, além da maior feira do setor

7 de novembro de 2018 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café

O Sistema FAEMG, a Café Editora, o Sebrae, o Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e a Codemig estão à frente da organização da 6ª edição da Semana Internacional do Café (SIC). O principal encontro da cadeia produtiva no Brasil começa hoje, 7 de novembro e segue até o dia 9 de novembro, no Expominas, em BH.

Destaque é a ampla programação de eventos simultâneos, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. Produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year 2018.

Realizada desde 2013 em Minas Gerais, a SIC tem como foco desenvolver e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2018:

Campeonatos Mundiais de Café (inéditos no Brasil)

1. Mundial de Drinks Alcoólicos com Café

Campeonato mundial da categoria que premia os melhores profissionais que preparam drinques alcoólicos com café. Dentre as bebidas estão opções quentes e frias, além do tradicional Irish Coffee; uma das atrações é a primeira etapa realizada pelos competidores de mais de 30 países em um bar da cidade de Belo Horizonte.

2. Mundial de Latte Art

Os mais belos desenhos executados em xícaras usando café e leite são realizados neste campeonato mundial da categoria. Os baristas precisam usar a criatividade para entregar aos juízes bebidas com contraste perfeito de cores, formas complexas, textura correta do leite e extração adequada do espresso.

3. Mundial de Prova de Café

O World Cup Tasters Championship (Campeonato Mundial de Prova de Café) premia o provador de café profissional que demonstra velocidade, capacidade e acuidade na distinção sensorial em cafés especiais. Cafés de diferentes partes do mundo possuem características distintas, e nesta competição, o objetivo do participante é de conseguir apontar as xícaras diferentes.

4. Mundial de Preparo de Café

O World Brewers Cup (Campeonato Mundial de Preparo de Café) é uma competição que valoriza a habilidade de se preparar cafés manualmente, promovendo assim a arte do preparo e a excelência em serviço.

Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018 – Promovida pela Plataforma Global do Café, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018 é um dos principais eventos mundiais sobre sustentabilidade do café e é uma excelente oportunidade para as pessoas ficarem por dentro das tendências, inovações e práticas relacionadas à sustentabilidade do café.

DNA Café – Seminário Internacional – encontro entre os atores da cadeia do café nacional e internacional para tratar de tendências, desafios e ações para o futuro do mercado do café mundial / inscrições gratuitas.

Fórum da Cafeicultura Sustentável   – Reúne os principais profissionais do setor para debater ações realizadas na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras.

Coffee of the Year Brasil 2018

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra. A premiação será anunciada no dia 27 de outubro durante a Semana Internacional do Café.

Encontro IWCA Brasil – A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo. A Aliança é formada por cafeicultoras, empresárias e baristas.

Cafeteria Modelo –  Evento direcionado para o mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também oficinas práticas com conceituados profissionais brasileiros sobre como montar uma cafeteria modelo, curso de torra e degustação, e aborda os diferentes métodos de preparo da bebida.

Cursos Técnicos SCA/BSCA
Profissionais ministram cursos diversos com o objetivo de formar novos profissionais no Brasil, com diplomas emitidos pela Associação de Cafés Especiais (SCA).

Cursos de Torra (Atilla Lab)
Mestres de torra realizam cursos técnicos e práticos sobre como torrar o café e aspectos de gestão de microtorrefações.

Roast Lab (Sala Inteligência de Mercado) 
Uma jornada completa sobre torra com profissionais renomados no mercado nacional.

Sala Educampo – SEBRAE – Reunião interna entre os consultores do projeto, que busca, por meio da capacitação gerencial e técnica de grupos de Produtores Rurais, desenvolver os aspectos de gestão da propriedade.

Espaço Café+Forte Sistema FAEMG – Promovido pela Faemg para produtores participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos.

Área de Expositores e Marcas – Feira de negócios com área de exposições de produtos e serviços para toda a cadeia do café. Estandes bem montados e público qualificado com atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo para conhecer novidades e fazer negócios.

Sala de Cupping & Negócios  – Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais. Também são comercializadas salas de cupping às empresas de trade e exportação de café para apresentarem seus grãos.

Meet the Green Buyers – Encontro entre Produtores e Compradores Internacionais para estreitar relacionamento entre os setores.

Encontro Business Experience – Cafeterias – Profissionais proprietários de cafeterias trocam experiências de como administrar o próprio negócio e debatem temas comuns do setor

Números gerais da SIC 2017

Visitantes nos três dias: mais de 14 mil

– Total de expositores: 103

– Marcas expositoras: 155 marcas

– Negócios iniciados no evento: R$ 25 milhões

– Amostras de café nas rodadas de negócios: 100

– Total de eventos simultâneos: 25

– Sessões de cupping: mais de 30 sessões, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas

– Total de palestrantes: 68

– Mais de 180 amostras inscritas para o Coffee Of the Year

– Milhares de apaixonados e apreciadores de café

Minas do café

Os números da SIC dão bem uma noção da posição de Minas Gerais como o maior produtor cafeeiro do Brasil. Líder nacional, responsável por 51% da safra brasileira, se o estado fosse um país, seria o maior produtor mundial do grão. Aqui são colhidas, em média, 25 milhões de sacas por ano, oriundas de lavouras distribuídas em 1,1 milhão de hectares e mais de 600 municípios. A produção de café representa cerca de 6% do PIB mineiro.

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