Mais de 95 mil sacas de cafés já foram comercializadas. Após cadastrados os lotes do grão, espaço permite negociação direta entre participantes
A plataforma Made in Farm, idealizada pela Bayer para venda e compra de cafés diretos do produtor, está dando mais um passo para aproximar os integrantes da cadeia do café. Agora, cafeicultores e cooperativas também poderão comercializar café verde por meio da plataforma. Uma vez cadastrados os lotes diretamente pelos produtores ou cooperativas, os compradores cadastrados são informados das ofertas disponíveis e a partir de então, podem fazer a negociação. Nos primeiros três meses, mais de 95 mil sacas de cafés foram comercializadas no ambiente virtual.
Lançado em 2017, o Made in Farm tem como objetivo promover a conexão entre campo e cidade, e em um primeiro momento atuou somente com cafés beneficiados de marca própria de produtores e cooperativas, atendendo redes de food services e consumidores finais pelo site – www.madeinfarm.com.br. A novidade agora é o ambiente para negociação de commodities onde grandes lotes de café verde podem ser negociados atendendo traders, indústrias, torrefadores, cafeterias e demais integrantes da cadeia do café. “Dentro do Made in Farm o produtor, além de oferecer seu produto, pode contar sua história e como maneja sua produção. A plataforma oferece de forma simples, segura e sem custo, uma conexão direta com o mercado comprador para que as negociações fechadas entre as duas pontas sejam transparentes. A novidade é que agora este espaço se amplia para que a negociação seja feita entre produtores, cooperativas e compradores de café verde, gerando novas oportunidades para os dois lados”, afirma Cristiane Lourenço, gerente de Parcerias na Cadeia de Valor da Bayer.
De acordo com o segundo levantamento da Conab, de 2018, a estimativa da safra de café para este ano é de 58 milhões de sacas beneficiadas de 60kg, crescimento de quase 30% ante a safra passada. O café arábica, que é o forte da produção nacional – corresponde a 75% do total produzido – tem sua produção estimada em mais 44 milhões de sacas. “A alta de ofertas de café no mercado tende a baixar o preço da saca para o produtor, fazendo com que diminua sua rentabilidade. Dentro da plataforma ele terá como acessar novos mercados, negociando o preço de forma transparente, de maneira que ambos fiquem satisfeitos”, finaliza Cristiane.