Já não basta mais ir às compras — é preciso uma pausa, ainda que breve, para comer alguma coisinha. E que tal se essa pausa for dentro da própria loja? Os cafés que proliferam dentro de estabelecimentos que nada têm a ver com gastronomia já não são novidade, mas um novo modelo de parceria está fazendo a cabeça de empresários de diversas áreas: em vez de simplesmente criar, eles mesmos, um ponto de venda de comidinhas dentro da loja, por que não importar a expertise de uma marca reconhecida para dar mais qualidade e visibilidade ao empreendimento?
Foi isso que fez o grupo Pão de Açúcar, que conta com uma unidade da pizzaria Fiammetta dentro do seu supermercado na Avenida das Américas. Diferente do que ocorre com outras lojas do mall , que estão do lado de fora, a Fiammetta está lá dentro, em meio a prateleiras de frutas e legumes.
— É um diferencial. O fato da pizzaria ter a grife da Fiammetta, com os ingredientes deles e um pizzaiolo deles, torna o serviço ainda melhor — diz o gerente do mercado, Elói Vilella.
Para Roberto Cooper, um dos sócios da Fiammetta, a parceria traz outras vantagens para a “loja-anfitriã”:
— Cria-se um ambiente de prazer no local, minimizando uma eventual sensação de obrigação que existe em fazer compras no supermercado. Além disso, cresce o tempo de permanência do cliente, o que aumenta as chances do supermercado vender mais.
Não à toa, a Fnac foi mais além: graças a um contrato de exclusividade, todas as lojas da rede no Brasil têm uma cafeteria que leva a assinatura do Franz Cafe. André Ramos, gerente financeiro da Fnac, explica o porquê da importação da marca:
— O nosso negócio é livro, música e tecnologia, e não café. Para que o diferencial tenha qualidade, fomos buscar uma marca já reconhecida.