Com a ação, cooperativa ressalta o seu diferencial. Nova etapa já começa a ser trabalhada com cooperados.
Os meses de abril, maio e junho foram intensos para a equipe da Expocaccer. Com uma programação envolvendo as comunidades cafeeiras da região e o desafio de levar conhecimento sobre qualidade no pós-colheita, integrantes de vários setores da cooperativa se fizeram presentes no momento anterior à colheita com vistas a orientar e juntos, encontrarem os melhores caminhos para agregação de valor.
A Jornada da Qualidade
Iniciado há sete anos, o Programa de Qualidade Contínua ganhou, em 2018, uma nova roupagem. O formato de ciclo de palestras que tem como intuito instruir e compartilhar informações com os cooperados acerca de métodos e procedimentos que auxiliem na fase de pós-colheita e propiciem o maior aproveitamento da qualidade dos cafés. Por isso, o programa passou a se chamar Jornada da Qualidade, por incluir mais etapas já trabalhadas pela equipe da cooperativa, criando um programa que incentive e auxilie na melhoria do produto, cujo novo formato também celebra os 25 anos da Expocaccer.
Números expressivos, resultados que podem ser sentidos
Em 2018, a primeira fase da Jornada com o ciclo de palestras, encerrou suas atividades com saldo extremamente positivo. Foram percorridos 8 mil quilômetros, visitadas 11 comunidades rurais, em seis municípios, atingindo um público de 850 pessoas. Os números agradam à equipe da Expocaccer, uma vez que, em 2017, foram visitadas o mesmo número de comunidades e atingiu-se um público de 420 pessoas.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado da primeira etapa da Jornada da Qualidade devido ao envolvimento de todos: produtores e seus colaboradores, os quais procuram, cada vez mais, o crescimento no quesito qualidade, o que traz reconhecimento no mercado e rentabilidade. Vemos a mudança na Região do Cerrado Mineiro com os produtores cada vez mais tecnificados e buscando resultados melhores. Com a Jornada compreendemos, de forma mais intensa, que o nosso papel é este: levar conhecimento e proporcionar as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer. Nosso presidente, Ricardo Bartholo, usa muito uma frase que expressa o nosso trabalho em que diz: ‘Nos dê as oportunidades, nos apresente suas demandas que iremos atende-las’, este tem sido o lema do Departamento Comercial da Expocaccer e a primeira etapa da Jornada da Qualidade, além de levar conhecimento, mostrou as oportunidades que podem surgir através de um trabalho realizado em conjunto: cooperado e Expocaccer, na busca e alcance da qualidade”, declara Paulo Prado, agente de negócios da cooperativa.
Ricardo Bartholo, presidente da Expocaccer que participou dos encontros, acredita na força desta iniciativa que destaca o diferencial da cooperativa: o incentivo e o apoio à qualidade dos cafés de seus cooperados. “A Expocaccer colocou mais de foco na disseminação da qualidade por meios deste trabalho que vem sendo desenvolvido há muito tempo, mas desta vez houve um esmero maior da equipe, um trabalho com mais profundidade e esse movimento vai ser crescente, pois acredito que teremos cada vez mais interessados na discussão dos assuntos de qualidade. Isto porque a qualidade tomou conta do nosso negócio café. A atenção foi voltada para isso. Acredito que a conquista do prêmio CUP OF EXCELLENCE pelos cooperados Gabriel e Osmar Nunes favoreceu isto e promoveu um destaque maior do que vinha ocorrendo no passado e nossa região foi surpreendida pela promoção dos cafés especiais”, afirma.
Fato que a qualidade é perseguida pode ser comprovado na fala do cooperado, Arinaldo Ribeiro, o qual vê como positiva a iniciativa da Expocaccer. “O que todos nós procuramos é a qualidade. Então eu acho que a cooperativa acertou no ponto ao abarcar a palavra qualidade, pois se não tiver qualidade, não tem como entrar na porta principal do mercado”, declara.
Foco na qualidade e no pertencimento
Para encerrar a primeira etapa da Jornada, a Expocaccer realizou no dia 05 de junho, dentro de um de seus armazéns, um encontro para falar sobre qualidade e também sobre pertencimento. Na oportunidade, o gerente agrícola da Nestlé, Pedro Malta, abordou o trabalho desenvolvido pela cooperativa em incentivar a produção com qualidade e com sustentabilidade, trabalho este acompanhado de perto por ele. Contudo, enfatizou a necessidade de o cooperado perceber o valor deste movimento, que é hoje o grande diferencial da cooperativa, ser comprometido, pois a Expocaccer representa isto para seus cooperados: a extensão do seu negócio.
Valor este percebido pelo cooperado Rogério Nunes. “A Expocaccer hoje é uma cooperativa diferente, pois está visando muito o produtor, ou seja, o produtor é o dono da cooperativa e esta, por sua vez, está com o intuito de ajudar o produtor a alcançar uma boa qualidade para o seu produto, um bom preço e uma boa armazenagem. Acredito que a Expocaccer está no caminho porque está superando as expectativas”, avalia ele.
Qualidade em todos os níveis do processo
A Jornada da Qualidade contempla todo o suporte na preparação e envio de amostras para concursos. O trabalho desenvolvido faz com que os cooperados se destaquem nas premiações, devido ao profissionalismo e comprometimento das duas partes envolvidas: cooperado e cooperativa, sendo este apoio oferecido a todos os cooperados.
“A Expocaccer é um apoio, uma base. Processa e trabalha meus lotes para entregar para os clientes, me auxiliando a identificar os melhores. Tivemos a felicidade de vencer o CUP OF EXCELLENCE em 2017 e a Expocaccer participou deste processo. Todos os cooperados devem aproveitar este trabalho que é oferecido e aproveitar que a cooperativa está de portas abertas para todos”, ressalta o jovem cooperado, Gabriel Nunes.
Uma nova etapa se inicia
Para dar sequência no programa, a equipe da Expocaccer já prepara a nova fase da Jornada da Qualidade com foco nos concursos de qualidade, sobretudo no seu, o qual será, em breve apresentado para os cooperados e lançado nas plataformas digitais e de relacionamento da cooperativa.
“Em sua segunda edição, o Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer tem como objeto enaltecer a qualidade buscada e alcançada por meio de dedicação dos nossos cooperados, bem como incentivar os demais cooperados a optarem por este caminho, pois a qualidade é feita de detalhes e nós queremos, juntos, orientar nossos cooperados a encontrarem este caminho certeiro de agregação de valor”, conclui João Ferreira Junior, gerente comercial da cooperativa.