O funcionário do IPEM-MG, Vinícius Oliveira Marques, assistente técnico da Divisão de Avaliação da Conformidade, participou do Curso de Cerificação de Armazenagem de Café, entre os dias 03 e 07 de abril em Viçosa tornado-se apto a se tornar mais um multiplicador de informações relevantes sobre o assunto.
O INMETRO está formulando um Regulamento de Avaliação da Conformidade para as Unidades de Armazenagem de Café e o IPEM-MG está trabalhando para se tornar o Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Para tanto, estamos investindo em informações e reciclagem de informações aos funcionários para conquistar essa OCP e trabalhar mais um vez com qualidade tornando nosso produto mais competitivo no mercado interno e externo.
Curiosidades sobre o Café
Existem basicamente duas espécies de café. A arábica, a melhor bebida e mais robusta, considerado bebida neutra e utilizado na produção de café solúvel e blends, que são misturas adotadas por algumas industrias, sistemas diferentes de processamento, principalmente para a arábica (natural, despolpado, descascado).
A qualidade do café no Brasil é determinada principalmente por meio de três classificações:
Algumas vezes, é utilizada uma classificação com relação ao aspecto, em que visualmente verifica-se a aparência considerando-se o tamanho dos grãos, quantidade de defeitos e impurezas, manchas e descolorações.
Alguns resultados preliminares já demonstraram que o Sul de Minas tem grande potencial para a produção de cafés suaves, caracterizados pelo sabor/aroma de chocolate, amendoim torrado, caramelo, com doçura, acidez e corpo desejáveis principalmente no mercado externo, que é mais exigente em termos de qualidade.
IPEM-MG –
Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais