De mulher para mulher, Lidiane Faria, da Vimi Café, conversa com outras mulheres empreendedoras do segmento na Expocafé
A Vimi Café Gourmet estará presente e em grande estilo, na Expocafé 2018. Sua sócia-administrativa, Lidiane Faria, é uma das convidadas de honra para palestrar sobre essa saborosa experiência de empreender na arte do preparo de cafés especiais. Lidiane traz para esse encontro com outras mulheres, sua gama de informações sobre tudo o que aprendeu nesses dois anos e meio de história da Vimi, como profissional, como mulher e empreendedora que apostou no ramo do café para exercitar todo o seu talento, vontade e estilo feminino de fazer as coisas.
Ela dividirá o microfone com outras mulheres de peso para o empreendedorismo feminino, no espaço AgroMulher e falará, durante 30 minutos, na manhã do dia 17 de maio, sobre os desafios de se administrar uma cafeteria. Lidiane tem 36 anos, é natural de Varginha, casada, mãe de dois meninos, formada em administração de empresas pela Faceca, é sócia-administrativa da Vimi Café Goumet e diretora de eventos da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas.
Como trabalhou em bancos, Lidiane conhece bem o mercado financeiro e as dificuldades de se apostar em um negócio próprio. “No banco eu atendia há muitos clientes da área de produção de café, conhecia um pouco das suas lutas. Aprimorei esse conhecimento quando fui trabalhar com meu marido em nosso armazém de café. Lá começamos a tecer juntos o sonho de ter uma cafeteria e disponibilizar para as pessoas o que tínhamos de melhor em termos de cafés de qualidade. Sabíamos que não seria fácil, mas a vontade era imensa”, lembra.
O primeiro torrador foi adquirido com o intuito de torrar cafés de qualidade para o consumo próprio e para vender para amigos, na tentativa de se fazer algumas parcerias. Disso, e de uma grande paixão por cafés, veio a ideia de abrir uma cafeteria e servir essas bebidas. “Queríamos mostrar ao público local o quão grande é o universo de cafés especiais”, relembra. O sonho começava então a sair do papel. Ela, o marido, Luciano Faria, e a mãe, Denize Faria, tomaram enfim coragem para montar a cafeteria dos sonhos.
A família abraçou a causa e as coisas começaram a funcionar. Teve início, assim, os estudos de mercado, a análise do melhor local, o projeto arquitetônico, o planejamento empresarial, a formação de equipe, o treinamento de colaboradores e, consequentemente, a formação de novos sonhadores.
Hoje a Vimi é uma cafeteria reconhecida, premiada e também uma micro torrefação de cafés especiais, situada na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais. “Nosso foco são os cafés especiais, regionais, de origem e sempre com uma história por trás – porque sabemos que cafés não são somente grãos torrados, com forte sabor amargo, que iniciam o dia da maioria das pessoas no mundo. Cafés trazem histórias, sensações e várias experiências, desde o plantio até à xícara”, pondera.
Para ela, quando se fala de qualidade, fala-se de todo o processo: cuidado com o plantio, beneficiamento, atenção ao meio ambiente, seleção dos melhores grãos, torra e apresentação – e cada um desses detalhes iniciais são finalizados em uma xícara. “Toda essa qualidade traz aos cafés complexidade e, com certeza, muita particularidade”, diz. Para continuar essa conversa bacana, só procurar o espaço de eventos da Expocafé e participar da palestra!