Uso de Inox em equipamentos de processamento de café uma parceria técnico-científica da Aperam com UFV, Embrapa, Epamig e Instituto do Inox de Timóte

Parceria técnico-científica em Minas Gerais cria soluções acessíveis para aplicação do aço inoxidável na produção do café

27 de fevereiro de 2018 | Sem comentários Artigos Técnicos Tecnologias

Café com Inox


Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2018 – A Aperam South America, produtora integrada de aço inox, elétrico e ao carbono, apresenta uma novidade para aplicação do aço inoxidável no agronegócio. A empresa desenvolveu protótipos de equipamentos que integram o beneficiamento do café, cerca de sete a dez vezes mais duráveis em relação aos materiais tradicionais, com maior facilidade de manutenção e que serão acessíveis também aos pequenos produtores. A iniciativa é resultado de uma parceria técnico-científica da Aperam com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) e da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), além do Instituto do Inox de Timóteo.


O pesquisador da Aperam, Adolfo Viana, destaca que as oportunidades no setor ficaram evidentes para a empresa após discussões com especialistas e visita a uma fazenda de cafeicultura. Verificou-se que a corrosão e o desgaste eram os pontos críticos dos equipamentos utilizados no processo de beneficiamento do café, especialmente das fornalhas e chaminés.


Em conjunto com a UFV, foi feito um levantamento das possibilidades de uso do inox na agricultura. Três equipamentos utilizados na produção de café ganharam versões em aço inoxidável: um lavador, uma fornalha para aquecimento do ar de secagem do grão e uma de pré-limpeza. “Os equipamentos foram construídos pelo Instituto do Inox, em Timóteo, na região do Vale do Aço em Minas Gerais. No futuro, a instituição e os parceiros poderão, por meio do convênio, capacitar outras empresas para que fabriquem esses equipamentos e os insiram em seus portfólios”, explica Adolfo Viana.


A próxima etapa prevista são as exposições dos equipamentos para o público especializado, seguidas dos testes em campo, que devem ser feitos ao longo de um ano. O professor titular da UFV, Juarez de Sousa e Silva, especialista em processos de Produção Agrícola, ressalta que os estudos iniciais já permitem vislumbrar uma vida útil de até 20 anos para os modelos em inox contra duas ou três safras apenas dos materiais tradicionais.


“O contato com materiais corrosivos e com o fogo acaba gerando um grande desgaste desses materiais, demandando a substituição das peças e um alto investimento pelos produtores. Com o inox, esperamos gerar ganhos especialmente para os pequenos produtores, que representam 80% dos fabricantes de café no Brasil e muitas vezes não têm acesso às novas tecnologias”, avalia o professor Juarez.


Sobre a Aperam South America – A Aperam  South America é uma produtora integrada de aços planos especiais inoxidáveis e elétricos ao carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Em sua trajetória de mais de 70 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado a segmentos como automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica cuja capacidade instalada alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.