IRMÃOS FAZEM SUCESSO EM SÃO PAULO COM CAFETERIA ARTESANAL DA FAZENDA DA FAMÍLIA

O Um Coffee Co., fundado por Boram Julio Um e Boram Victor Um, se especializou em produtos nacionais de alta qualidade.

7 de fevereiro de 2018 | Sem comentários Cafeteria Consumo

O café é um tesouro nacional. No Brasil, o maior produtor do mundo, uma tradição. Nos últimos anos, entretanto, o mercado tem passado por mudanças. Empreendedores atentos ao conceito “do campo à mesa” têm buscado aproximar os produtores dos consumidores, trazendo inovação ao setor. É a chamada terceira onda do café.


Foi de olho nesse movimento que os irmãos Boram Julio Um, 27, e Boram Victor Um, 28, abriram a Um Coffee Co., cafeteria especializada na produção artesanal de cafés nacionais. A empresa abriu sua primeira unidade em 2016, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O sucesso foi tanto que em menos de um ano já inauguraram o segundo café na capital.


De pai para filho


Não foi por acaso que os irmãos, de ascendência sul-coreana, tiveram a ideia do negócio. O café corre no sangue da família. Seu pai, Stefano Um, 53, é proprietário da Fazenda Um, no interior de Minas Gerais.


Lá, produz e distribui diferentes tipos de café para várias regiões do país – além de exportar para a Coréia do Sul. A fazenda é estritamente focada na produção artesanal, tendo seu produto certificado na escala SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) como Café Especial.


café


Segundo Julio, administrador formado e responsável pelo Um Coffee Co., a proposta de abrir uma cafeteria veio com naturalidade na família. “A fazenda tinha um volume de produção razoavelmente alto. Vimos que isso podia ser facilmente usado em uma cafeteria de pequeno porte”, diz.


Para tirar a ideia do papel, investiram certa de R$ 500 mil. Aproveitaram parte do processo realizado na fazenda e levaram adiante. De acordo com o empreendedor, o conceito da Um Coffee Co. é simples: uma experiência que começa no plantio e vai até a escolha da xícara.


Na busca de um diferencial, os dois irmãos utilizaram a expertise que tinham sobre o produto para se especializar. Julio tirou o certificado de degustador profissional e Victor se formou barista, profissional especializado em cafés de alta qualidade.


Inauguraram a primeira unidade em junho de 2016, na zona norte de São Paulo, região conhecida pelo alto número de moradores com ascendência sul-coreana. Parte do restaurante é reservado para as máquinas de torra. “O grão vem da fazenda e a torra é feita no próprio restaurante. É um local onde o cliente consegue vivenciar toda a cadeia do café”, diz Julio.


Na casa, oferecem seis diferentes cafés. A família desenvolveu uma receita de torra para cada tipo de grão vendido na loja. Além disso, aproveitaram o conhecimento de Victor para separar um tipo de xícara para cada café.


O sucesso foi tão grande que em março de 2017 inauguraram sua segunda unidade, no bairro do Itaim Bibi. Em média, cada loja vende 300 xícaras de café por dia. O ticket-médio dos cafés varia de R$ 13 a R$ 33. No entanto, essa não é a única forma de receita da empresa.


A Um Coffee Co. também comercializa café em pó na loja (cerca de 100 kg por mês), distribui grãos para outros estabelecimentos (até 300 kg por mês) e realiza workshops ao redor do Brasil. Questionado sobre o faturamento da empresa, o empreendedor não quis divulgar. Mas afirma que a segunda unidade é consequência do sucesso financeiro da primeira.


Para 2018, os irmãos pretendem continuar as operações das duas lojas. Caso surjam oportunidades interessantes, expandir ainda mais o negócio. “Mas a nossa ideia é difundir o conceito do consumo do café de qualidade”, afirma Julio.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Autor: Rennan A. Julio
Publicado em: 5 de fevereiro de 2018


 

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