Presente no Brasil desde 1998, a Cheminova nasceu da dedicação e cuidado que o engenheiro Gunnar Andreasen sempre teve com a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos. Tanto que em 1944, seis anos após a sua fundação em Copenhagen (Dinamarca), Andreasen decidiu doar a maior parte de suas ações para a Fundação de Pesquisas da Universidade de Aarhus, garantindo assim que a pesquisa permanecesse como foco principal da empresa.
Atualmente a Cheminova é líder mundial no mercado de inseticidas organofosforados, produz o Glifosato, o herbicida mais vendido no mundo e é proprietária das marcas Impact e Impact DUO, dois excelentes fungicidas para o controle das principais doenças da soja. A maior parte dos defensivos agrícolas comercializados pela empresa é produzida na fábrica em Lemvig, na Dinamarca.
Todos os processos produtivos das fábricas da Cheminova são desenvolvidos nos laboratórios da empresa e testados em plantas-piloto. Um dos fatores de competitividade da Cheminova é justamente o fato de desenvolver internamente todo o processo produtivo de cada um de seus produtos, diz Hugo Nielsen Diretor de Marketing e Supply Chain.
Presentes em mais de 100 países, os produtos são comercializados com grande aceitação pelos agricultores ao redor do mundo. As fábricas, na Dinamarca e Índia, são responsáveis por atender toda a demanda de produtos das subsidiárias, além de suprir uma grande rede de parceiros co-distribuidores. Assim, hoje é responsável por mais de 1.500 empregos diretos e milhares de outros indiretos em todo o mundo.