ABIC lança aplicativo de Olho no Café e premia os Melhores da Qualidade

Café Pelé, Café Fraterno e Café 3 Corações Orgânico são premiados como os Melhores da Qualidade – ABIC 2017

26 de setembro de 2017 | Sem comentários Consumo Torrefação

 
– Essas marcas foram as que mais se destacaram durante o ano no Programa de Qualidade do Café, em suas respectivas categorias de produto.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou na manhã desta terça-feira (26), durante evento no Maksoud Plaza, em São Paulo, as empresas e marcas premiadas como as Melhores da Qualidade 2017. Este prêmio é conferido às marcas que se mais destacaram durante o ano no Programa de Qualidade do Café – PQC, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.

Foram classificadas por nota de qualidade global as três melhores marcas de cada categoria, e no caso de desempate foi considerada a nota média de manutenção dos produtos aos longos dos doze meses, seguida da nota da última auditoria, realizada pelo Instituto Total, que gerencia os programas de certificação da ABIC. Todas as empresas participantes do PQC têm seus produtos monitorados permanentemente. Eles são coletados nos pontos de venda e analisados em laboratórios credenciados quanto à sua qualidade, de acordo com a categoria certificada. As indústrias também são auditadas periodicamente, por certificadora credenciada pela ABIC, para avaliação das instalações, condições de trabalho e de toda a linha de processo industrial, o que leva essas empresas a um verdadeiro trabalho de “Boas Práticas de Fabricação”.

Empresas e marcas premiadas – Nesta edição de 2017, foram premiadas sete empresas e nove marcas.
 
Na categoria Café Tradicional, em 1º lugar ficou a JDE – Jacobs Douwe Egberts BR Comercialização de Cafés Ltda., com a marca  Pelé Torrado e Moído Tradicional Vácuo, que obteve a nota de Qualidade Global (QG) de 6,0 pontos (nota média de manutenção 5,07). Em 2º lugar ficou o Grupo 3 Corações Alimentos S/A, com a marca Bangu, que obteve nota de QG  de 6,0  (nota média de manutenção 5,00 ). E em 3º lugar ficou a Torrefação Noivacolinenses Ltda., com a marca Morro Grande Orgânico, que obteve a nota de Qualidade Global de 5,9 pontos.

Na categoria Café Superior, o 1º lugar foi conquistado pela torrefadora DPS Gonçalves Ind. e Com. de Alimentos Ltda., com a marca Fraterno Grão Superior, que obteve a nota de Qualidade Global de 6,7 pontos. Em 2º lugar, ficou a Brasil Espresso Comércio Atacadista Ltda., com a marca Via Café Grão, que teve nota de Qualidade Global de  6,6 (nota média manutenção de 6,55 ). E em 3º lugar ficou a  Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda. – Cooxupé, com a marca: Terraza em Grão Pouch, com nota de

Qualidade Global de  6,6 pontos (nota média de manutenção de 6,47).
Já na Categoria Gourmet o 1º e o 2º lugares foram conquistados pelo Grupo 3 Corações Alimentos S/A, respectivamente com as marcas 3 Corações Orgânico Vácuo, que obteve nota de Qualidade Global de 7,6 pontos (nota média de manutenção de 7,33), e  Santa Clara Espresso em Grão, com a nota de 7,6  pontos (nota média de  manutenção de 7,0). O 3º lugar foi conquistado pelo Café Excelsior Ltda., com a marca Excelsior Gourmet em Grão Valvulado, que obteve a nota de Qualidade Global de 7,5 pontos.

De Olho No Café – Durante o evento desta manhã, a ABIC também lançou, oficialmente, o aplicativo De Olho no Café que permitirá ao consumidor verificar, em tempo real, pelo seu celular, as certificações conferidas pela entidade que cada marca possui. Desenvolvido pelo Instituto Totum, agência responsável pelo gerenciamento dos programas da ABIC, o aplicativo é fornecido gratuitamente aos usuários de celular Smarthpone (tanto na versão Android quanto para Iphone), no Google Play e APP Store.

A utilização do aplicativo é bastante intuitiva e simples: após instalação do aplicativo no celular, basta ao consumidor abri-lo e escanear o produto de duas formas: pelo código de barras da embalagem, através de um leitor da câmera, ou digitando o código de barras da embalagem através do teclado do celular.

A partir da captação do código de barras pelo aplicativo, o consumidor verá na tela uma mensagem imediata informando se o produto é certificado ou não pela ABIC, com uma mensagem adicional “Café certificado sempre vai bem”, em linha com a campanha de marketing da entidade.

Além de verificar se a marca é certificada ou não, o consumidor também poderá avaliar os cafés (em uma escala de até 5 estrelas), podendo enviar, inclusive, comentários e opiniões sobre o produto. Esses dados serão compilados e informados às respectivas empresas associadas por meio de relatórios periódicos.

Por meio deste aplicativo, também será possível qualquer consumidor informar sobre os produtos não certificados que estejam estampando o Selo de forma indevida. Ou seja: se o consumidor ‘scaneia’ um produto e recebe a mensagem de que ele não é certificado, e observa que ainda assim possui algum Selo na embalagem, poderá enviar essa informação à ABIC, que checará em tempo real, tornando mais ágeis os processos de investigação por uso indevido da certificação.

Dia Mundial do Café – Com o lançamento do aplicativo e a premiação das Melhores da Qualidade 2017, a ABIC também abriu as comemorações em torno do Dia Mundial do Café, celebrado em 1º de outubro. A data foi criada em 2015 pela OIC – Organização Internacional do Café com o objetivo de promover a cultura e a tradição histórica do grão em todos os países produtores e consumidores.

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