A companhia suíça foi a primeira desafiante da Nestlé desse mercado e chegou a produzir 300 milhões de cápsulas ao ano.
SÃO PAULO – A Ethical Coffee Company, que fabrica cápsulas para máquinas Nespresso, anunciou que reduzirá a produção deste formato, biodegradável, a quase zero até o final de 2017. A companhia suíça foi a primeira desafiante da Nestlé desse mercado e chegou a produzir 300 milhões de cápsulas ao ano.
Agora, a ECC fabricará este tipo de cápsula em números dramaticamente menores: entre 10 e 15 milhões, em prol de clientes mais fiéis.
Desde 2008, quando a empresa foi fundada por Paul Gaillard, ex-CEO da própria Nespresso, a ECC tenta vencer uma batalha judicial pela patente deste formato de máquinas e cápsulas de café. Cerca de outras 100 empresas seguiram os passos da companhia suíça desde então.
À AFP, Gaillard disse que o formato das cápsulas Nespresso é “totalmente obsoleto” e que “ninguém mais ganha dinheiro com isso”. Para ele, “até a Nestlé vai perder dinheiro”.
Os novos produtos nos quais a ECC pretende focar prometem “fazer pelo mercado de cafés o que o iPhone fez pelos telefones”, afirmou o empreendedor.