Terça-Feira, 30 de Maio de 2006 – 15:00
Abef está investindo US$ 10 milhões no projeto que vai lançar a marca Brazilian Chicken Uma campanha de US$ 10 milhões está sendo elaborada pela agência de publicidade Young & Rubicam (Y&R) para fazer do frango brasileiro um símbolo nacional, tal qual é a champanhe na França e o queijo na Suíça.
– Ou como foi café no Brasil há um século – compara Alessandro Cardoni, diretor de atendimento da agência presidida por Roberto Justus. A Y&R conquistou recentemente a conta da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef). O objetivo da associação é fazer uma forte campanha publicitária na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, no Kuwait e na Rússia – quatro grandes consumidores do frango brasileiro.
A idéia é lançar e consolidar a marca Brazilian Chicken, um selo que as 21 empresas associadas à Abef vão passar a usar como sinônimo de frango de qualidade.
– Muita gente aqui no Brasil nem sabe que o país é o maior exportador de frango. A idéia é mostrar que se nós somos o maior, somos também o melhor – diz Cardoni.
O slogan já foi criado: Brazilian Chicken, o número um do mundo. O selo está sendo elaborado. Cardoni não revela como será, mas vai ter, claro, a imagem de um frango e as cores nacionais verde e amarelo.
A campanha será lançada em setembro nos quatro países simultaneamente e vai durar quatro meses. Serão três ações paralelas. Primeiro, será feita a divulgação do produto, com degustação, em eventos para os representantes do mercado local e jornalistas. Em um segundo momento, a Y&R vai colocar a marca Brazilian Chicken em editoriais de revistas especializadas e em programas de culinária. Por fim, serão lançados os comerciais de TV, outdoors e uma ostensiva campanha nos pontos-de-venda. Se a ação der um retorno positivo, a Abef deve expandir a publicidade para outros países.
Para elaborar a campanha para os países árabes, Cardoni e sua equipe estudaram diversas peças publicitárias de lá. Além disso, contaram com a consultoria e revisão do escritório da Y&R de Dubai (Emirados Árabes).
– Tivemos a preocupação de mandar tudo para eles verem antes. Assim como a indústria tem o cuidado de fazer o abate halal para exportar o produto, nós tivemos o cuidado de não fazer nada que ofendesse nem ferisse princípios culturais e religiosos – diz o publicitário.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo. Em 2005, foram 2,845 milhões de toneladas enviadas para fora, 15% a mais que em 2004. No total, a receita foi de US$ 3,5 bilhões, 35% a mais que o no ano anterior. O Oriente Médio é o principal mercado de frango em vendas por volumes. Em 2005, foram exportadas 848.570 toneladas da carne, gerando uma receita de US$ 955,2 milhões. O principal mercado em receita é a Ásia, que comprou nada menos que US$ 1 bilhão em frango brasileiro em 2005. A Rússia, país que compra mais que a América do Sul toda, gerou uma receita cambial de R$ 267,2 milhões.
Apesar de estar longe do foco da gripe aviária, o Brasil vem sofrendo com a queda de consumo no mundo todo. Na semana passada, a Abef divulgou os números de abril. Foram 211.525 toneladas exportadas, uma queda de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2005. Segundo a Abef, a queda é reflexo da desaceleração iniciada em fevereiro por causa dos focos da gripe na Ásia, Europa e África.
ANBA