Cafeicultura tem espaço privilegiado na SuperAgro 2006

Por: Assessoria de Imprensa - Estande "Cafés de Minas"

Este ano, a cafeicultura terá participação especial na SuperAgro, evento que se consolida como a maior mostra do agronegócio de Minas e como um dos maiores do setor no Brasil. Entidades ligadas à cafeicultura decidiram implantar uma estratégia de ação e participação para uma mostra da cadeia produtiva dos cafés de Minas Gerais através do estande “Cafés de Minas”. O objetivo principal do estande é aumentar o consumo de café e mostrar toda a sua importância social e econômica em Minas Gerais e no Brasil. Uma bebida saboreada há cerca de mil anos, o café sem dúvida possui uma série de curiosidades e o estande pretende mostrar como o café pode ser consumido de diferentes formas.

Para chamar a atenção para a culinária com café o estande traz a cozinha-escola, chamada de “Café na Receita” que é de responsabilidade do Senac-Minas. Serão 04 dias de cursos durante a SuperAgro, oferecendo diariamente 01 curso de Preparo de Café, 03 aulas de Receitas com Café e 01 curso de Barista, totalizando 20 cursos. Andréa Mourão Bahia, da pastelaria Marília de Dirceu oferecerá ao público a degustação gratuita de receitas com café. Os visitantes poderão saborear doces a base de café como sorvete e mousse; tipos diferentes de cafezinho como café de coador de pano, café expresso e café com leite; suco de laranja com gelo de café, favorito das crianças e adolescentes; shake de café e cappuccino; frango ao molho quatro queijos com calda de café e o canapé folhado de queijo e café.

O estande terá também torradores e mesa de prova de café, provadores conhecidos na sua região, grãos de espécies diferentes e diversas origens, exposição dos tipos através de quadros e amostras de diferentes cafés. Esses cafés não serão oferecidos ao público, sendo utilizados para ilustrar ou por provadores especializados. E ainda uma atriz apresentando um monólogo sobre a história do café.

Visando atrair o público a atriz Jaqueline O. apresentará um monólogo sobre a história do café e ainda terá uma especialista em Cafeomancia fazendo a Leitura na Borra do Café que é uma tradição árabe de adivinhação milenar.

Com o intuito de sensibilizar estudantes de jornalismo e despertar seu interesse para a área de cafeicultura o estande conta ainda com a exibição do video-documentário “Ouro de Kaffa – Viagem ao Mundo do Café”, realizado pela equipe da EPTV/Globo e apresentado no Globo Repórter. Haverá ainda um debate com os jornalistas Pedro Varoni, Gerente de Jornalismo da EPTV São Carlos e João Garcia, então diretor na emissora. O documentário mostra a origem e o hábito do consumo de café no mundo, a equipe da Globo esteve na Etiópia – onde se tem o registro dos primeiros grãos nativos de café, no Vietnã e Europa. Sua exibição acontece no auditório da Expominas, dia 02 de junho às 16hs somente para estudantes de jornalismo.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, através do FUNCAFÉ; o CNC – Conselho Nacional do Café: a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; FAEMG, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e o Sebrae Minas; com o apoio da Abic/SINDICAFÉ-MG – Sindicato das Indústrias de Torrefação de Minas Gerais; a CNA – Confederação Nacional da Agricultura e o Senac-Minas.

A SuperAgro será realizada de 1º a 4 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira – Expominas, em Belo Horizonte, e reunirá, além da cafeicultura, os setores da bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, laticínios, a 46a. Exposição Estadual Agropecuária e a 9a. Expocachaça.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.