Durante três dias, um grupo de 80 crianças se dedicou em desenhar e pintar em tecidos e a brincadeira lúdica resultou em peças de cama, mesa, banho com cores alegres e imagens de paisagens, animais, corações e brinquedos
São Paulo, 29 de maio de 2006 – As crianças são do Vale do Jequitinhonha (MG), uma das regiões pobres do País. E, depois de brilhar nos palcos brasileiros e do exterior, o coral “Meninos do Araçuaí” conquistou uma nova façanha: ganhou uma marca com o seu próprio nome, com desenhos que estamparão a coleção 2006 da Lepper para as linhas de cama, mesa, banho e pijamas.
Em uma iniciativa inédita na indústria têxtil, a Lepper passa a investir em um novo conceito de responsabilidade social: “o licenciamento responsável”. Parte da renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida em forma de royalties para o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) – ONG responsável pelo projeto Meninos do Araçuaí – e reinvestida nos projetos que beneficiam as crianças.
Os produtos trazem temas criados por crianças e adolescentes de sete a 16 anos que vivem no Vale do Jequitinhonha e são atendidos pela ONG CPCD, que há 21 anos faz trabalhos sócio-educativos na região. Criada pelo educador Tião Rocha, a entidade é detentora de vários prêmios e tem o reconhecimento da Unicef.
A ONG convidou a Lepper para participar de um projeto que, de alguma forma, gerasse fundos a serem usufruídos pelos próprios meninos. Então, em 2005, um artista plástico e uma diretora da empresa viajaram até Araçuaí, a 678 km de Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer a população local e orientar na criação do material que serviria como tema para uma nova coleção. A Lepper espera obter receita de R$ 2,5 milhões com a venda da coleção que leva a marca “Meninos de Araçuaí – Vida e Arte no Coração do Vale”.
Durante três dias, um grupo de 80 crianças desenhou com o material fornecido pela empresa e tintas da região, como a produzida com barro de formigueiro. O tema era livre e o resultado trouxe muitas paisagens, brinquedos, animais, corações e elementos do cotidiano local. Essa criação foi aplicada em produtos de cama, mesa, banho e pijamas. A coleção será o principal destaque da Lepper na sétima edição da TexFair, a maior feita do setor têxtil do Brasil. O evento, que acontece de 30 de maio a 2 de junho em Blumenau (SC), foi escolhido para marcar o lançamento oficial da marca “Meninos do Araçuaí”.
A Lepper já confecciona produtos licenciados de personagens como Barbie, Bob Esponja, Hot Wheels e Homem Aranha. Agora, a linha “Meninos de Araçuaí – Vida e Arte no Coração do Vale” inaugura uma nova fase da empresa, voltada para produtos “responsáveis” e de temática social.
.
Sobre a Lepper
A Lepper é uma das maiores indústrias têxteis do País, responsável por 20% da produção nacional de tecidos planos e felpudos. Localizada em Joinville, Santa Catarina, ocupa uma área de 33 mil m², emprega mais de 800 profissionais e possui capacidade produtiva mensal de aproximadamente 2,5 milhões de m² de tecido. A Lepper conta ainda com outra unidade fabril, a Fiação São Bento S.A., com área de 38 mil m² e uma capacidade produtiva de 1.300 toneladas de fios por mês. Essa fábrica abastece malharias e tecelagens do Sul e do Sudeste do Brasil. A indústria comemora 100 anos de vida em 2007. Os artigos são comercializados com a marca própria ou licenciamentos.