A Terceira Onda de Café refere-se a um movimento envolvendo produção de cafés de alta qualidade e a promoção destes cafés como um produto artesanal ao invés de uma commodity.
Com intuito de manter os parceiros informados, nos da Alfa Cafés vimos hoje falar sobre tendências de mercado na Europa em 2017. A tendência discutida hoje é a Terceira Onda no Mercado Europeu de Café, que inclusive é uma das premissas para os projetos desenvolvidos por nossa empresa:
Terceira onda: a experiência de beber café
A Terceira Onda de Café refere-se a um movimento envolvendo produção de cafés de alta qualidade e a promoção destes cafés como um produto artesanal ao invés de uma commodity. Este movimento nos leva a alguns tendências:
– individualização do consumo de café: tendência de segmentarmos ao máximo as ofertas dos diferentes tipos de café, criando preferências e referências em cada consumidor, que criará hábito de consumir “seus cafés preferidos”.
– demanda crescente por cafés especiais: a individualização do consumo é acompanhada por uma maior demanda por cafés especiais, e também por um número maior de consumidores dispostos a pagar preços maiores para consumir cafés diferenciados.
– aumento da sofisticação dos “coffee shops”: complementando a tendência de consumo de cafés especiais, haverá também incremento na sofisticação dos “coffee shops”, e na qualidade de atendimento, gerando experiências aos clientes, que inclusive incluem informações adicionais sobre a região onde se produz cada café.
– micro-lotes: ocorrerá aumento significativo na procura por micro-lotes, inclusive mercado sinalizando preferência por cafés com pontuação de no mínimo 85 pontos SCAA.
– compra de cafés verdes, não torrados: como parte da experiência de beber cafés diferenciados, ocorrerá aumento na compra, por consumidores finais, de cafés crus, ao invés de torrados, pois os mesmos farão a torra e moagem nas próprias residências, utilizando de equipamentos domésticos já disponíveis no mercado.
– café ético: o consumidor europeu prefere produtos que valorizam o caráter sócio-ambiental em sua cadeia produtiva, incluindo, no caso dos cafés, certificações como Fair Trade. A tendência é de aumento contínuo na procura por estes tipos de café.
Dica: na Europa, ao contrário do Brasil, o café é mais consumido fora de casa. Em alguns países da Europa, por exemplo, 80% do café consumido é bebido em cafeterias, restaurantes, etc.
24 de Fevereiro de 2017.
*Engenheiro agronomo com mestrado em Ciências vegetais pela Universidade Federal de Viçosa
Fonte: www.alfaportugal.net