Starbucks fecha parceria no Brasil
RIO e CHICAGO. A rede de cafeterias americana Starbucks Coffee está de malas prontas para desembarcar no Brasil. A Starbucks Coffee Company anunciou ontem que assinou uma parceria com a Cafés Sereia do Brasil Participações, empresa brasileira dos empresários da indústria de alimentos Maria Luisa e Peter Rodenbeck. A marca vai atuar no país por meio da Starbucks Cafés do Brasil (SCB), que será responsável pela abertura e operação das lojas.
Antes de entrar no ramo de cafeterias, o casal já tinha realizado negócios importantes no segmento de alimentação. Eles foram responsáveis pela vinda ao Brasil de marcas internacionais, como McDonald’s, no fim dos anos 70, e o Outback Steakhouse, nos anos 90. O Outback ainda é presidido por Peter Rodenbeck. Maria Luisa se desligou da diretoria financeira da rede Outback para presidir a Starbucks Cafés do Brasil.
Em lugar de copos descartáveis, porcelana
Maria Luisa explicou que a primeira loja será aberta em São Paulo, dentro de um ano, mas que haverá unidades em outros estados, como o Rio de Janeiro. Ela afirmou que, com a abertura da primeira loja, os consumidores brasileiros vão desfrutar da qualidade dos cafés especiais da rede:
— A Starbucks será meu vôo solo. Nossa intenção é trazer para o Brasil uma das mais importantes redes de cafeteria. Os brasileiros vão conhecer o simpático serviço que tornou a marca famosa em todo o mundo, atualmente servindo a mais de 40 milhões de pessoas por semana.
A executiva também afirmou que a chegada da rede vai beneficiar a indústria do café no Brasil. O colunista do GLOBO Ancelmo Gois publicou no domingo que a empresária garantiu que o café, para quem tomar na hora, será servido em xícaras de porcelana no Brasil. Nos EUA, o hábito é tomar o café em copos descartáveis, de poliestireno (isopor).
Em comunicado separado, o grupo mexicano Alsea, que controla a franquia da rede de cafeterias naquele país, disse que participará do desenvolvimento da marca Starbucks no Brasil. A Alsea já tem 27 franquias da rede Domino’s Pizza no mercado brasileiro.
Cafeterias fora do país usam café brasileiro
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior mercado consumidor do produto, atrás apenas dos Estados Unidos.
Apesar de ainda não ter lojas da Starbucks, o café brasileiro já era comercializado pela rede em cafeterias fora do país, ainda que em menor escala quando em comparação com cafés produzidos na América Central, na Colômbia e na África.
A Starbucks já está em 37 países. A rede é líder mundial em cafés premium , com mais de 11 mil pontos-de-venda em Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina. A Starbucks diz que seu compromisso é oferecer cafés de alta qualidade e proporcionar um atendimento cordial e personalizado, conhecido como “The Starbucks Experience”.
(*) Com agências internacionais
Fonte: O Globo