Americana de cafés Starbucks confirma entrada no Brasil depois de meses de especulação

26 de maio de 2006 | Sem comentários Barista Consumo
Por: Jornal do Commercio


Depois de meses de especulação, foi confirmada oficialmente ontem a entrada da multinacional americana de cafés Starbucks no Brasil. A responsável pela operação da rede no País será a Starbucks Cafés do Brasil, originada a partir da parceria entre a Starbucks Coffee Company e a holding Cafés Sereia do Brasil – dos empresários Maria Luisa Rodenbeck e Peter Rodenbeck, os mesmos que trouxeram as marcas McDonald”s e Outback Steakhouse. O grupo Alsea – líder do setor de restaurantes no México – terá participação na operação da marca no Brasil. A primeira unidade será aberta em São Paulo dentro de no máximo doze meses. A informação sobre o número total de lojas que devem ser abertas e os estados em que estarão localizadas, no entanto, não foi divulgada.


“A Starbucks vê com humildade e respeito a sua chegada ao Brasil, e está bastante honrada em ser recebida em um país de tão rica herança e tradição de café. Nós esperamos sinceramente nos tornar parte desta grande tradição, e contribuir para a sua prosperidade. Ao longo desses anos, sempre que compartilhamos nossa paixão por cafés de excelente qualidade e levamos ao mercado a Experiência Starbucks, o mercado de cafés especiais como um todo floresce, beneficiando consumidores e complementando o atendimento já prestado por outras lojas de cafés do país e da região”, afirmou o presidente do Starbucks América Latina, Buck Hendrix.


A rede de cafés mais famosa do mundo está presente em 37 países, com mais de 11 mil pontos nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina. Entre os países da América Latina que já possuem lojas da Starbucks estão México, Chile e Peru.


Inspiração para rotina


A estratégia da empresa está baseada na chamada Experiência Starbucks, que proporciona a funcionários e clientes uma inspiração para sua rotina diária, segundo a empresa. “Essa inspiração de bem estar é resultado da combinação de um atendimento muito personalizado aos clientes, produtos inovadores e um ambiente confortável”, aponta o grupo.


Além do casal Maria Luisa Rodenbeck e Peter Rodenbeck, a holding Cafés Sereias do Brasil tem participação do grupo Alsea S.A. de CV, líder no setor de restaurantes no México e responsável pelas operações da Starbucks, Dominos Pizza, Burger King, Popeye´s Chicken & Seafood Grill & Bar. No Brasil, o grupo já controla a Dominos Pizza no Brasil. Na Argentina e no Chile, o Alsea detém a marca Burger King.
“Eu acredito que nossa parceria com a Starbucks vai beneficiar muito a indústria varejista de café do nosso país”, disse Maria Luisa Rodenbeck. Ela ressaltou as oportunidades de carreira para os jovens brasileiros e a oferta de novas opções de café premium para os consumidores brasileiros.


“Nossos jovens terão oportunidades de carreira em uma das mais reconhecidas marcas de café do mundo, nossos clientes mais opções de cafés premium para saborear, e um sofisticado e acolhedor ambiente para desfrutar do convívio com amigos e familiares. Tudo isso além de descobrir o prazer de novas bebidas, artesanalmente preparadas ao gosto do cliente, e novas iguarias”, apontou a empresária, que antes de atuar como diretora financeira do Outback, a partir de sua chegada ao Brasil, trabalhou na United Airlines, no sistema de reservas Galileo e na American Airlines.

Em maio, a Starbucks Coffee Company, com ações negociadas na Bolsa Nasdaq, divulgou receita líquida recorde de US$ 1,9 bilhão no segundo trimestre fiscal de 2006, o que representa alta de 24% em relação a igual período do ano anterior. O lucro líquido neste segundo trimestre fiscal foi de US$ 127 milhões, uma expansão de 27%.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.