Os produtores de café orgânico da região noroeste fluminense, no Estado de Rio de Janeiro, deram mais um passo importante para o desenvolvimento de seu produto e acesso ao mercado.
11/01/2017 – Em dezembro, os produtores finalizaram um trabalho de construção de uma marca para seu café orgânico, com apoio da equipe de Disseminação do Programa Rio Rural, da secretaria de Estado de Agricultura.
O café da Associação dos Produtores Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense (Aproenf) já havia obtido certificação orgânica pela modalidade Organização de Controle Social (OCS). Mais recentemente, conquistaram também o selo orgânico na modalidade Sistema Participativo de Garantia (SPG0, da Abio, o que possibilita a comercialização no mercado convencional.
As três propostas de marca apresentadas foram elaboradas pela Assessoria de Disseminação do Rio Rural, sob a demanda do Grupo de Produtores Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense (Aproenf). Cerca de 30 agricultores participaram diretamente do processo de conceituação da marca, em reuniões realizadas nos municípios de Varre-Sai e Porciúncula.
Após a coleta de dados realizada com os produtores, foi realizada uma segunda reunião com os consultores Eiser Felippe e Luciana Andrade, que deram apoio técnico para a produção agroecológica do café. Com base nas informações obtidas, a equipe de Comunicação do Rio Rural elaborou um briefing e desenvolveu o projeto da marca e apresentou aos cafeicultores.
O trabalho incluiu a conceituação da marca, a criação de duas opções de nomes, três propostas de logomarca e embalagem, além de orientações para o planejamento de marketing.
ACESSO AO MERCADO
De acordo com o agricultor José Sávio Muruci, o trabalho do Rio Rural atende às necessidades do grupo e contribui para o acesso ao mercado, de modo mais qualificado.
“A marca expressa de forma bem completa a identidade do grupo, fazendo alusão aos principais elementos que compõem a produção de café em nossa região”, opinou.
Escolhida pelos agricultores, a marca deve ser apresentada ao público, oficialmente, ainda no início de 2017.