Nespresso e cafeicultores locais no Sudão do Sul fazem progresso na revitalização do setor cafeeiro

Quando a Nespresso introduziu o SULUJA ti South Sudan no ano passado, na França, ele se tornou o primeiro café do novo país do Sudão do Sul a ser introduzido e o primeiro produto de exportação significativo do país não relacionado ao petróleo.

6 de outubro de 2016 | Sem comentários Consumo Torrefação

LAUSANNE, Suíça, 5 de outubro de 2016 – /PRNewswire/ — Apesar do constante conflito, os cafeicultores sul-sudaneses estão tendo progresso na revitalização do setor cafeeiro do país. O resultado de todo o seu trabalho e dedicação – a edição limitada do Nespresso Grand Cru SULUJA ti South Sudan* — será lançado em cinco países ainda este mês, depois de estar à disposição apenas na França.

Quando a Nespresso introduziu o SULUJA ti South Sudan no ano passado, na França, ele se tornou o primeiro café do novo país do Sudão do Sul a ser introduzido e o primeiro produto de exportação significativo do país não relacionado ao petróleo. Desde então, mais cafeicultores sul-sudaneses entraram no mercado de produção de café através do Programa Nespresso AAA Sustainable Quality, o que lhes permitiu aumentar a produção e melhorar sua subsistência.



Em parceria com a TecnhoServe, organização sem fins lucrativos, a Nespresso começou a trabalhar em 2011 para revitalizar esse café esquecido, que foi quase destruído durante anos de conflitos na região. Desde que entraram no país, cinco anos atrás, a Nespresso e a TechnoServe trabalharam com mais de 700 cafeicultores, ensinando-lhes os fundamentos da cafeicultura e criando a infraestrutura para a produção. Juntas, contribuíram para estabelecer as primeiras cinco cooperativas de café no país, e facilitaram a construção e operação de seis moinhos úmidos na região de Yei. O trabalho realizado até agora permitiu que os cafeicultores ganhassem mais dinheiro e contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. A recente intensificação do conflito na região de Yei afetou o programa e tornou difícil dar continuidade às atividades de treinamento de cafeicultores locais da TechnoServe. Para superar esse problema, a TechnoServe começará a recorrer a vários cafeicultores que continuam cuidando das suas fazendas transmitindo pelo rádio treinamentos semanais sobre agronomia.

O CEO da Nespresso, Jean-Marc Duvoisin, comentou: “Acreditamos no potencial do café de ter um impacto positivo para os cafeicultores no Sudão do Sul e de diversificação da base econômica do país. Continuamos extremamente comprometidos em ajudar os cafeicultores a revitalizar o seu setor. Nosso objetivo é criar um legado duradouro que contribuirá para a paz e a prosperidade”.

O lançamento desse novo café está sendo feito após o anúncio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no início deste ano de que trabalhará com a Nespresso e a TechnoServe para investir $3,18 milhões nos próximos três anos no projeto. O objetivo do investimento será ajudar o Sudão do Sul a diversificar seu mercado de exportação para não depender do petróleo — que representa atualmente 99% das suas exportações – e elevar a renda doméstica dos pequenos produtores de café.

Trabalhando em parceria



“A vida para os cafeicultores no Sudão do Sul tem sido repleta de desafios por muito tempo, e até bem recentemente a maioria deles não teria imagino que seria possível exportar um café de alta qualidade. Porém, fizemos muito progresso trabalhando com cafeicultores, ajudando-os a obter habilidades e conhecimento para que possam melhorar a qualidade e a quantidade dos seus produtos de maneira sustentável”, disse William Warshauer, presidente e CEO da TechnoServe. “O ambiente de trabalho no Sudão do Sul tem nos trazido desafios, e os governos e as ONGs não podem fazer esse trabalho sozinhos. O investimento comercial é fundamental para o desenvolvimento econômico de longo prazo, e a Nespresso mostrou ter uma excelente liderança ao entrar no Sudão do Sul e continuar investindo no país.”



Café excepcional



O SULUJA ti South Sudan foi composto apenas pelo café Robusta e oferece uma textura sedosa e ousada, aromas intensos de cereais secos e sutis notas amadeiradas. O SULUJA ti South Sudan é um ‘café lavado’, o que exige um processo mais demorado e mais habilidade por parte dos cafeicultores, mas isso resultou em uma textura mais delicada, mais suave, leve e aromática. O SULUJA ti South Sudan estará disponível na Suíça, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França, e Reino Unido em quantidades extremamente limitadas por ser um café muito raro.

* SULUJA ti SOUTH SUDAN significa ‘o início do Sudão do Sul” no dialeto local dos Kakwa, que é o idioma local dominante e falado na maioria das áreas cafeeiras da região.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.