Colheita em cafezal urbano do Instituto Biológico ocorrerá nesta quarta em SP

O evento é uma oportunidade para a população colher os grãos maduros dos 1.600 pés do cafezal urbano do IB, localizado no coração da cidade de São Paulo. A iniciativa marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo.

São Paulo, 24/05 – A 11ª edição do Sabor da Colheita de café ocorrerá amanhã, às 10 horas, no Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em São Paulo. O evento é uma oportunidade para a população colher os grãos maduros dos 1.600 pés do cafezal urbano do IB, localizado no coração da cidade de São Paulo. A iniciativa marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo.

De acordo com o diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, durante o 11º Sabor da Colheita, os participantes vivenciarão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. “Para a colheita, os visitantes usarão aparato necessário como chapéu, peneiras e balaios. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista”, afirma Filho, em comunicado.

Parte dos grãos colhidos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em 2015, o IB doou 300 sacas de café para o Fundo. No evento de 2016, são esperadas cerca de 300 pessoas.

O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbanos do País. Em uma área de 10 mil m?, localizada na sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera, o cafezal é composto pelas variedades mundo novo e catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, afirma.

Também amanhã, às 9h, o instituto de pesquisa paulista fará a inauguração do Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3), único do Estado de São Paulo e um dos poucos do País da área animal a ter esse nível de segurança. O laboratório do IB será fundamental para o apoio e a execução dos programas sanitários brasileiros, contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional.

Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.