Os cafés especiais são diferentes daqueles que estamos acostumados a beber. Ele tem cheiro e sabor diferente do convencional e seu grão pode produzir bebidas sem amargor.
Os cafés especiais são diferentes daqueles que estamos acostumados a beber. Ele tem cheiro e sabor diferente do convencional e seu grão pode produzir bebidas sem amargor.
A bebida já representa de 5% a 10% de cafés produzidos no mundo. Sua classificação abrange diversas características, desde a origem, cor, até aspectos sociais e ambientais, como a produção e as condições de trabalho na cafeicultura.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), numa escala de 0 a 100 pontos, cafés com notas acima 80 pontos são considerados especiais e podem superar em mais de 100% o preço da saca dos grãos comerciais.
Comentários
Luiz Salutti
Cafés especiais, não são cafés sem amargor, porque isso é a característica dessa bebida tão nobre A falta do amargor significa um café muito acido onde ele destaca aos açucares em vez do aroma e muita acides na realidade estraga o sabor de um excelente café.
Café especial tem uma doçura media um aroma marcante e um sabor agradável e isso é encontrado em cafés bem colhidos e secos naturalmente e suas lavouras bem tratadas e sua plantação evitando os ventos sul, e sua torra levemente achocolatada e sua composição sem mistura(blend).
Essa historia de pontos é simplesmente a modernização da tabela, um café com 80 pontos seria um café tipo 4 ou seja bem beneficiado e eletronado não contendo grãos fermentados, verdes ou chuvados. Acredito que em mais alguns anos esse misticismo de que café especial são os cafés mais adocicados ou extremamente ácidos ( Colômbia e cerrado Br) e e descobrirem que são os de bons aroma e sabor marcantes e acides media ( SP e Sul MG)