Em São Paulo, os produtores estão animados com o desenvolvimento dos grãos e a expectativa é de que a produção seja 40% maior do que a registrada no ano passado.
A colheita da safra do café em 2016 está próxima. Em São Paulo, os produtores estão animados com o desenvolvimento dos grãos e a expectativa é de que a produção seja 40% maior do que a registrada no ano passado.
Em Espírito Santo do Pinhal, interior do estado, as plantas estão entrando em fase de maturação e produtores já negociam sacas com preços fixados.
De acordo com o produtor rural Adriano Palermo, as chuvas deixaram os pés bem granados. Ele acredita que, com a maturação, as lavouras mais novas estarão sendo colhidas a partir de 15 de maio. “A expectativa é colher 35 sacas por hectare até agosto, uma motivação importante para negociar café a preços maiores que os praticados no último ciclo”, diz.
“A granação não fazia seu clico completo nos últimos anos. Desta vez, tivemos um processo mais uniforme e padronizado”, destaca o engenheiro agrônomo Thiago Carvalho.
Segundo ele, o clima chuvoso dos últimos meses favoreceu não só a granação rápida do café, que vai ser colhido em maio, como também o bom crescimento das guias, os ramos que vão produzir o café da safra 2017.
Segundo a última estimativa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o cerrado mineiro e o sul de Minas Gerais concentram os maiores relatos de antecipação de colheita. No Espírito Santo, agentes indicam que a colheita pode começar até mesmo no fim de abril, período em que tradicionalmente são negociados os cafés precoces.
Fonte: Canal Rural
Comentários:Luiz Salutti
É por isso que o preço não sobe, me espanta um produtor dizer, que vai ter uma produção de 35 scs, e achar que é uma super safra, Uma lavoura bem formada em boas condições daria 50 scs por ha. A safra é normal, um pouco melhor que a anterior, o café não vai antecipar sempre os necessitados começam a colheita nos meados de maio, mas a qualidade é ruim por terem muito grãos verdes e serem lotes pequenos, os bons produtores começam sempre quando suas lavoura apresentam uma porcentagem pequena de grãos verdes isso sempre acontece em junho.
Teremos sim uma ótima safra em qualidade, se não chover na colheita mas não esperem uma safra 40 % maior, pois os tratos culturais deste ano reduziram essa chance e o excesso de chuva, em um dia como vem acontecendo esta derrubando muito grãos verdes cana já granados. O que estraga o mercado é esses produtores que são vaidosos e quando aparecem na mídia, falam besteira só pra se mostrar.
ADRIANO
Sr Luiz o que eu disse a reportagem é que em minha área total a media de produção seria de 35 sacas de café contando áreas de reformas e de esqueleta mento. Areá total e não só área produtiva .isso comparado a minha safra 2015 também em área total.