ConCafé prevê participação em diversas feiras internacionais em 2016

Neste ano está previsto participação nas feiras de Firenze, Paris, Bélgica, Milão e a SCAA de Atlanta (Specialty Coffee Association of America), considerado o principal evento do setor, que acontece de 14 a 17 de abril nos Estados Unidos

24 de fevereiro de 2016 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: http://goo.gl/cHqq6X

Durante apresentação do balanço das ações do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, realizadas em 2015, em reunião com o Secretário de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz e o deputado Emidinho Madeira, o consultor técnico do consórcio e professor da UFLA – Universidade Federal de Lavras, Paulo Henrique Leme, apontou uma agenda de grande alcance para posicionar um dos principais produtos brasileiros no exterior.

No planejamento apresentado no BDMG, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (23/02), para este ano está previsto participação nas feiras de Firenze, Paris, Bélgica, Milão e a SCAA de Atlanta (Specialty Coffee Association of America), considerado o principal evento do setor, que acontece de 14 a 17 de abril nos Estados Unidos.

Outro trabalho prático que o ConCafé deverá começar nos próximos meses diz respeito ao levantamento de várias informações sobre os dados da cafeicultura nos municípios membros. Segundo o professor Paulo Henrique informações como previsão de safra, qualidade do café, área de produção, cotações entre outros dados, começarão a ser coletados em breve e servirão de suporte aos prefeitos. “Essa coleta de dados é muito importante porque será uma forma dos gestores públicos terem acesso a uma gama de informações sobre a cafeicultura em seu município”, disse o professor da UFLA.

Sobre a participação na vigésima edição da Feira Internacional de Artesanato de Milão, L’Artigiano in Fiera, alguns dados impressionam. Como resultados para a marca “Cafés de Minas Gerais” foram registradas mais de 900 mil pessoas que passaram pelo estande, sendo que 11 mil foram impactadas diretamente nos nove dias de feira, sem falar do contato com as torrefadoras e cafeterias e do resgate da paixão do italiano pelo café brasileiro. O consultor do ConCafé também informou que a diretora da feira italiana, Luciana Vergara, virá ao Brasil em abril. “Será uma grande oportunidade para mostrarmos os cafés campeões no concurso de qualidade de Minas Gerais e levarmos a marca “Certifica Minas”, observou.

O deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e um dos idealizadores do ConCafé, aproveitou para agradecer o apoio que tem recebido do governo de Minas, através dos secretários João Cruz e Odair Cunha, Agricultura e Governo, respectivamente. “Nós temos o melhor café do Mundo e precisamos mostrar isso lá fora. O marketing é um dos eixos do consórcio e este trabalho tem que ser constante. Por isso a gente agradece o apoio tanto por parte do João Cruz como do Odair Cunha que não tem medido esforços para colaborar e apoiar o cafeicultor mineiro. Estivemos na Itália no ano passado e pudemos conferir de perto como nossos concorrentes são agressivos em termos de propaganda e venda. O Brasil é o maior produtor de café do Mundo e tem que ocupar também o espaço de maior vendedor, porque senão quem sai prejudicado são os cafeicultores”, disse o deputado.

A lei de criação do ConCafé já foi aprovada assim como os contratos de rateio entre as cidades participantes. Os eixos principais do consórcio são o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais; a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional e a promoção do desenvolvimento regional.

No médio e longo prazos o ConCafé, que já conta com a adesão de 54 municípios, deverá se tornar um importante instrumento de apoio aos cafeicultores e às diversas entidades e instituições do Sul e Sudoeste de Minas Gerais na promoção de seus cafés e de suas riquezas naturais e culturais. Também participaram da reunião no BDMG o diretor executivo do ConCafé, Francisco da Emater e o Secretário Executivo da Alago, Fausto Costa.



“Como deputado estadual, produtor rural e natural do Sul de Minas me sinto na obrigação de defender essa classe que tanta riqueza já gerou e gera para o Brasil”. Deputado Estadual Emidinho Madeira – MG. Vice-presidente daComissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura


Fonte: Ascom Deputado Emidinho Madeira

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.