Thu, 18 de maio de 2006,
Por CP
TORONTO–Está é mais uma dessas coisas estranhas da medicina. Uma das substâncias que é recomendado que as mulheres limitem o consumo durante gravidez, pode ajudar os bebês prematuros a respirar melhor uma vez que eles estejam fora do útero.
Um estudo internacional conduzido por Canadenses confirmou que durante o tratamento das crianças recém nascidas prematuras, tratadas com cafeína, melhora sua habilidade para tomar fôlego, com menos ajuda de ventiladores e abaixa a incidência de desenvolvimento pulmonar anormal comparada com prematuros aos quais é dado um placebo de sal-e-água.
“Este é um tratamento que foi por muitos anos usado, embora não seja autorizado de fato no Canadá, afirmou o principal pesquisador Dr. Barbara Schmidt”, que é professor de pediatria e epidemiologia clínica na Universidade de McMaster. “Mas todo o mundo usa isto, por causa dos benefícios em curto prazo que é conhecido isto reduz o problema que os bebês prematuros têm com respiração irregular, ou respiração” afirmou.
Aquela respiração irregular, conhecido como apnea, acontece em aproximadamente 85% das crianças nascidas a menos de 34 semanas gestação.
Fonte: http://lfpress.ca/newsstand/News/National/2006/05/18/1585663-sun.html