Unidade construída em Montes Claros (MG) é operada sem qualquer envio de resíduos a aterros e tem consumo mais eficiente de energia e água
Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – A nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto, instalada em Montes Claros (MG), utilizará as mais modernas tecnologias para garantir o uso sustentável de recursos, em todas as etapas de fabricação. A unidade é operada dentro do conceito ‘‘Resíduo Zero’’, pois nenhum resíduo é enviado a aterros. A água utilizada nos processos é recirculada até a evaporação completa; resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.
A fábrica tem como um dos destaques a gestão eficiente da água e energia. A estimativa é de que 90% da água utilizada na produção das cápsulas tenha como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA, localizada no mesmo terreno. O sistema de torrefação é único no país e o mais eficiente em consumo de energia, com emissões atmosféricas 70% menores em comparação aos sistemas convencionais e os mais baixos níveis de emissão de gases, partículas e odores.
A construção privilegiou o aproveitamento da iluminação natural e a utilização de lâmpadas tipo LED, para uso mais eficiente da energia. A unidade também utiliza telhas com isolamento térmico, reduzindo o gasto de energia com ar-condicionado. A caldeira para geração de vapor é compartilhada com a fábrica de leite condensado e utiliza biomassa. Além disso, o transporte de produtos foi projetado para explorar ao máximo a sinergia com a fábrica de Leite Condensado operada pela Nestlé no mesmo terreno.