Consumidores de cinco estados ajudam na seleção dos melhores cafés do Brasil

1 de dezembro de 2015 | Sem comentários Consumo Torrefação

Primeiro Júri Popular será em São Paulo, nesta quinta-feira (3/12) e vai colaborar na eleição dos melhores cafés do 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café
 
Cinco grupos, com 10 consumidores cada, vão ajudar na seleção dos 14 lotes finalistas do 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Eles se reunirão nos respectivos estados produtores que participam do certame: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. A criação deste inédito Júri Popular foi idealizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com o objetivo de incluir a opinião e percepção sensorial dessas pessoas, que gostam de café, na escolha dos melhores grãos do Brasil.
 
O primeiro Júri Popular se reunirá em São Paulo, nesta quinta-feira (3/12), das 9h às 11h, no laboratório do Sindicato da Indústria de Café de São Paulo. Os trabalhos começam com uma apresentação teórica sobre análise sensorial e qualidade do café, que será feita por técnicos da ABIC. Na sequência, os consumidores provarão separadamente e às cegas (sem saber a origem) o café de cada lote, preparado em filtro, e farão a seleção seguindo a metodologia da escala hediônica, expressando o grau de gostar ou desgostar, de forma geral, ou em relação a um atributo específico (fragrância, aroma, acidez, amargor, adstringência, corpo e sabor). A ABIC optou por este tipo de avaliação por ser amplamente utilizada na mensuração de atributos sensoriais de alimentos e entre testes de preferência.
 
Trabalho idêntico será realizado pelos demais grupos de consumidores: no Paraná será dia 8, no IAPAR, em Londrina (das 13h às 15h); em Minas Gerais será no Sindicafé-MG, em Belo Horizonte, dia 9 (das 13h às 15h); na Bahia será na sede da FIEB, em Salvador, dia 10 (das 10h às 12h), e no Espírito Santo será na sede da FINDES, em Vitória, no dia 11 (das 10h às 12h). Com essa divisão por estado, a ABIC leva em consideração as diferenças de hábitos  e costumes dos consumidores de cada região.
 
As notas dadas pelos Júris Populares terão peso de 15% na pontuação final feita pelo Júri Técnico, composto por provadores e especialistas, que avalia os lotes seguindo a metodologia de análise sensorial do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC. Trata-se de uma metodologia única no mundo, pois analisa as propriedades do café já torrado e moído, da mesma forma que o consumidor encontra nas prateleiras dos supermercados.
 
Para o presidente em exercício da ABIC, a inclusão dos consumidores no processo de seleção “é um reconhecimento e uma homenagem que fazemos aos brasileiros, que consomem 40% da safra anual do grão, fazendo-o presente em 98% dos lares, representando um consumo médio de 81 litros por habitante/ano”.
 
Participam do Concurso Nacional os cafés arábicas finalistas dos certames estaduais, que foram inscritos por suas respectivas entidades organizadoras em três categorias: Natural, Cereja Descascado e Microlote. A divulgação do resultado do concurso será feita pela ABIC no dia 11 de janeiro. De 12 a 19/01 será realizado o leilão dos lotes, aberto a torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o país. Esses cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril, compondo a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.
 
Serviço
 
Juri Popular do 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Etapa SP
Local: Sindicafé-São Paulo
Endereço: Praça Dom José Gaspar 30 – 22º andar – Centro
Contato: Camila Arcanjo – Coordenadora do GAC – Grupo de Avaliação de Café
Fone: (11) 3125 3160
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.