Assistência técnica coletiva como estratégia para levar apoio técnico para mais produtores no Brasil

12 de novembro de 2015 | Sem comentários Novas Técnicas Tecnologias

O Brasil possui aproximadamente 287.000[1] propriedades de café e mais de 80% destas tem menos de 20 hectares de café. Segundo dados do Censo Agropecuário (2006), o produtor que recebe assistência técnica tem um VBP (Valor Bruto de Produção) 3,6 vezes maior do que quem não recebe. O Censo também indica que apenas 22% dos estabelecimentos rurais acessam assistência técnica regularmente e, que a maioria foi acessada por médios e grandes produtores.


A assistência técnica individual é historicamente o modelo adotado no Brasil e tem a vantagem de ser um serviço personalizado. Todavia, tem alto custo, o que dificulta seu amplo acesso aos produtores, em especial para os pequenos produtores.


Grande parte das organizações de extensão pública, entidades não governamentais, empresas ou cooperativas que oferecem assistência técnica possuem restrição orçamentária para aumentar o número de técnicos e, desta forma, tem dificuldade para ampliar o número de produtores apoiados.


Como forma de alimentar o debate sobre processos de assistência técnica coletiva o Programa Café Sustentável do IDH (Iniciativa do Comércio Sustentável) estimulou e está apoiando a Fundação Neumann do Brasil a sistematizar o modelo de assistência técnica utilizado por ela para apoiar mais de 5,5 mil produtores com apenas 20 técnicos em 17 municípios que assistem os produtores desde condução das lavouras até o apoio ao acesso aos mercados de escala (compras coletivas e comercialização do café).


Como parte do projeto implementado pela Fundação Neumann do Brasil com o apoio do IDH, foi realizado um workshop sobre “Metodologias de Assistência Técnica Coletiva” e estão previstas duas oficinas de capacitação de técnicos.


O Workshop foi realizado no dia 14 de outubro de 2015 na sede do INCAPER, em Vitória – ES. O evento abordou as metodologias MEXPAR aplicada pela EMATER – MG, a metodologia Treino & Visita aplicada pelo IAPAR e EMATER – PR; o Projeto ATER Cafeicultura Sustentável aplicado pelo INCAPER – ES e o Metodologia de Assistência Técnica Coletiva (MATC) aplicado pela Fundação Neumann do Brasil. O evento contou com 48 participantes de 28 entidades diferentes, de 6 estados, representando os diferentes seguimentos envolvidos com assistência técnica em café no Brasil.


O evento despertou-se em todos os participantes o sentimento de urgência de encontrar e difundir metodologias que possam permitam atingir maior número de produtores, com os mesmos técnicos disponíveis e com assistência técnica de qualidade.


Para possibilitar um maior aprofundamento sobre a Metodologia de Assistência Técnica Coletiva (MATC) a Fundação Neumann apoiada pelo Programa Café Sustentável promove dois treinamentos teórico/prático, detalhado e aprofundado para capacitar técnicos a utilizarem a metodologia em suas entidades posteriormente.


Os treinamentos ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro em Santo Antônio do Amparo – MG e 02 e 03 de dezembro em Manhuaçu – MG. O evento nas diferentes regiões terá o mesmo conteúdo e duração de 1,5 dia com aprofundamento amplo dos conceitos, ferramentas e operacionalização prática do modelo da Fundação Neumann. O treinamento não tem custo para os participantes, mas o deslocamento e hospedagem serão por conta do participante. O treinamento é direcionado para técnicos que trabalhem com assistência técnica em café de qualquer entidade, serviço de extensão, instituição, associação, cooperativa, empresa, etc.


Interessados podem contatar a P&A que está organizando o treinamento e confirmar interesse no endereço eletrônico (peamarketing@peamarketing.com.br) com Larissa. As vagas são limitadas e serão priorizadas as primeiras confirmações.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.