Das dez categorias regionais do 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, nove apresentaram candidatos que enviaram amostras para inscrição, visando figurar entre os vencedores regionais: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapada de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Centro-Oeste, Sul e Norte-Nordeste do Brasil.
O predomínio é de cafeicultores de Minas Gerais, dividido em quatro categorias, conforme as principais regiões produtoras do Estado – Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Chapada de Minas. Ao todo, mais de 400 inscrições foram recebidas no Jubileu de Prata da premiação de maior prestígio da cafeicultura nacional, o que representa um aumento de 56% em relação à 24ª edição.
Três regiões registraram mais do que o dobro de inscrições em relação à edição passada: Chapada de Minas, Matas de Minas e São Paulo, de onde é o último campeão nacional. Houve também crescimento significativo no Sul de Minas. Após análise sigilosa das amostras pela Comissão Julgadora, a relação dos finalistas será anunciada em 5 de novembro. A revelação dos grandes campeões, das categorias nacional e regionais, se dará na cerimônia de premiação, em abril de 2016.
Em 25 anos, o concurso premiou mais de mil produtores. Desde 2012, acrescentou dez categorias regionais à premiação nacional, incentivando a participação de cafeicultores de todo o Brasil. Na atual edição, comemorando Bodas de Prata com o produtor nacional, ampliou a margem de participação, quanto ao número de sacas de café exigidas (mínimo de 80 e máximo de 1.000), e aumentou os valores em dinheiro aos vencedores nacionais, além de instituir o Prêmio Classificador do Ano. Vale lembrar que o produtor que mais se destacar durante o ano será contemplado como Fornecedor Sustentável do Ano, ganhando uma viagem para visitar a sede da illycaffè na Itália.