O ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, estará presente em Milão, na Itália, durante a vigésima edição da “L’Artigiano in Fiera”, a maior feira de artesãos do mundo, que tem um público estimado em 3,5 milhões de pessoas. A participação está sendo viabilizada através de uma parceria do ConCafé com o Governo de Minas, intermediada pelo deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e um dos maiores incentivadores do consórcio. O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, em reunião na última quinta-feira (08/10) com o deputado Emidinho Madeira e membros do ConCafé, reforçou seu apoio e apontou para a importância de se trabalhar o consórcio numa perspectiva de desenvolvimento regional focado nas ações do atual governo através dos territórios alinhados geograficamente. “Em primeiro lugar quero destacar o trabalho do deputado Emidinho que tem sido muito bem avaliado tanto pelos deputados na Assembleia Legislativa, como pelo governo do Estado. Temos que alavancar o ConCafé, pois não temos dúvida de que é um projeto que irá para as outras regiões produtoras de café do Estado”, disse o secretário João Cruz.
A feira em Milão acontecerá de 5 a 13 de dezembro. O Brasil não tem participação oficial do governo nem de suas agências, ao contrário de outros países concorrentes dos cafés de Minas Gerais, como Colômbia e Nicarágua. Os “Cafés do Brasil” nunca participaram do evento, sendo esta uma oportunidade única e fora do eixo tradicional de feiras relacionadas ao café divulgando o produto e suas marcas aos consumidores europeus , donos de cafeterias e pequenas torrefações.
O deputado Emidinho Madeira agradeceu a atenção e o envolvimento do Governo de Minas tanto no lançamento do ConCafé, que ocorreu recentemente na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, como agora nesta divulgação na Itália. “Esse é um momento de muita satisfação porque a gente já começa a ver os resultados práticos do ConCafé. Essa feira de Milão é a primeira de uma série de eventos que pretendemos participar de agora em diante. Seremos incansáveis no objetivo de agregar maior valor ao nosso café no exterior”, disse o deputado, que também é o vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial na ALMG
SOBRE L’ARTIGIANO IN FIERA (Feira do Artesão) – essa feira é um evento único em nível mundial, um ponto de encontro de culturas de mais de cem países, dedicada principalmente aos trabalhos artesanais e à gastronomia. O evento atrai cerca de 3,5 milhões de visitantes durante o pré-natal europeu. A área de exposição é de 150.000 metros quadrados, organizados em quatro regiões geográficas (Itália, Europa, Américas e Países do Mundo). A participação do ConCafé consiste na oportunidade de exposição no mercado europeu, em especial em Milão, na Itália, região com grande tradição no consumo de café e produção de máquinas e equipamentos para cafeterias.
Apesar da enorme importância do café brasileiro em nível mundial, não há expositores de café brasileiro na feira, sendo o estande do parceiro “Caffé Dal Brasile” o primeiro e único em 2015.
Na L’Artigiano há também cafeterias e restaurantes com alimentos e degustação de cafés especiais e vinhos de todo o mundo. É um evento de grande penetração na mídia Italiana e Internacional, portanto, uma excelente oportunidade para testar a aceitação do café perante o mercado Europeu, um público exigente e já acostumado a cafés especiais, que conta com a presença de diversas pessoas ligadas a cafeterias e torrefadores italianos.
Segundo o deputado Emidinho Madeira, para o ConCafé e o Governo de Minas Gerais é uma grande oportunidade de demonstrar o engajamento com o setor cafeeiro, fazendo algo que nunca foi feito pelos seus cafeicultores. “Este projeto faz parte de uma estratégia de marketing que está sendo desenvolvida pelo ConCafé para levar ‘os cafés mineiros’ para feiras de grande alcance internacional mas que não fazem parte do calendário típico do café. O objetivo é participar de novas feiras em 2016 e 2017, fortalecendo o posicionamento dos Cafés de Minas Gerais, incluindo as feiras tradicionais”, conclui.
Mais informações: http://www.artigianoinfiera.it