Visita às origens do café
Por Valeria Vilela
Uma visita de origem como as que existem para produtos como o vinho e os azeites trouxe compradores de café para o sul de minas. A fazenda Santa Ignes que produz cafés especiais ha mais de 1200 metros de altitude recebeu compradores de 8 paises. Alemanha, Italia, Turquia, Suiça, Australia, China, Inglaterra e Holanda que querem comprar direto dos produtores sem intermediaçao e em sacas menores com 20 kilos de cafés especiais.
Colin Smith, inglês e presidente da associação europeia de cafes especias falou da importancia de visitas as origens dos cafés, como o consumidor esta cada vez mais exigente com os produtos que consome, ao conhecer as fazendas que produzem cafés especias temos a certeza de levar produtos com qualidade e confiança para a mesa da europa.
A rastreabilidade e os certificados dos cafés da fazenda de Muzambinho chamam a atenção pela qualidade de vida dos trabalhadores que contam com uma estrutura que presta serviço como ambulância e dentistas aos moradores do bairro rural em que esta localizada. São detalhes que fazem a diferença para o mercado consumidor europeu.
A missão faz parte de um programa da Apex e da BSCA de incentivo aos produtores de pequenos lotes de cafes especiais. É a primeira vez que uma fazenda do sul de minas recebe a missão