Setembro começa com chuva intensa e granizo em Minas Gerais

9 de setembro de 2015 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Neste fim de semana prolongado pelo feriado do dia 7 de setembro, chuvas intensas foram registradas em áreas produtoras de café. No Sul de Minas, produtores de Piumhi e Três Corações reportaram problemas com o granizo. “Em nossa lavoura me parece que onde pegou não vai afetar muito, só derrubou folhas mais velhas. Mas em algumas regiões da cidade o estrago foi grande”, afirmou Paulo Roberto Assumpção, que possui propriedade cafeeira em Piumhi.

Já na região do produtor Guilherme Reis Andrade, em Três Corações, o problema foi maior. “Fez estrago, viu. Não só na lavoura, mas fez estrago também nas casas e curral”, conta.

Em estudo recentemente divulgado pela Embrapa, o El Niño era apontado como um dos responsáveis por chuvas no início deste mês de setembro. Segundo o pesquisador Williams Ferreira, considerando a ocorrência do fenômeno e as temperaturas elevadas, era provável a ocorrência de chuvas intensas isoladas com ocorrência de granizo e ventanias principalmente na região de transição, onde ocorre o encontro das massas de ar frias, com as massas de ar quentes provenientes da região equatorial, as quais costumam ficar estacionadas na região central e em parte da região Sudeste do Brasil.
A previsão para o município de Piumhi nos próximos dias varia entre “sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora” e “chuvoso”. Veja, aqui, a previsão completa – você também pode selecionar o seu próprio município e descobrir qual é a tendência de clima na sua região.

Danos que o granizo pode causar

Em entrevista ao CaféPoint, o engenheiro agrônomo e coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, explicou que “A ocorrência de granizo, dependendo da intensidade, pode causar danos seríssimos às lavouras, chegando, em alguns casos, a comprometer totalmente a produção”.

O coordenador informou que o fenômeno requer atenção já que, caso ocorra, a lavoura deverá receber tratamentos fitossanitários adequados com o objetivo de promover a cicatrização das lesões causadas pelo granizo e evitar a entrada de patógenos oportunistas que poderão agravar, ainda mais, o estado do cafeeiro.

Segundo Éder, em geral, a chuva de granizo é pontual ou em faixas e não há nenhuma medida preventiva. A Cooxupé indica os seus cooperados a procurarem orientação técnica rapidamente se as suas lavouras forem atingidas.(CaféPoint)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.