As cotações do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) operam em alta nesta tarde de terça-feira (8). Os principais vencimentos apresentam valorização de mais de 100 pontos e buscam o patamar de US$ 1,25 por libra-peso. De acordo com analistas, o mercado registra recompras de fundos após o fechamento praticamente neutro na sessão anterior.
Por volta das 12h38, o vencimento dezembro/15 anotava 120,20 cents/lb com alta de 105 pontos, o março/16 tinha 123,60 cents/lb com valorização de 100 pontos. O contrato maio/16 registrava 125,80 cents/lb com 90 pontos de avanço e o julho/16 operava com 128,00 cents/lb e 95 pontos positivos.
De acordo com o analista da Maros Corretora, Marcus Magalhães, são registradas recompras de fundos no terminal norte-americano nesta terça-feira. Para o analista, o mercado físico brasileiro deverá ter dia lento e preços sustentados. O dólar mais valorizado ante o real contribui para a manutenção das cotações no Brasil.
Vale lembrar que na segunda-feira (7), a Bolsa de Nova York não operou em função da comemoração do feriado do Dia do Trabalho, nos Estados Unidos. No Brasil, os negócios também não aconteceram por conta do feriado de Dia da Independência.
Semana de chuvas
Esta semana será marcada por chuvas nas áreas produtoras de café. A previsão é da Somar Meteorologia. A chegada de uma frente fria no último fim de semana, alimentada por áreas de instabilidade, provoca pancadas fortes de chuva em todo o Estado de São Paulo e parte sul de Minas Gerais, inclusive com risco de granizo nesta terça-feira.
No entanto, estas condições climáticas previstas não devem atrapalhar os trabalhos de colheita, uma vez que já estão praticamente encerrados. De acordo com levantamento semanal realizado pela Safras & Mercado, a colheita de café da safra brasileira 2015/16 foi indicada em 92% até 1º de setembro.
A expectativa é que as precipitações beneficiem a primeira florada do café, fundamental para a safra 2016.
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas