Logística
Nayara Figueiredo / DCI
Outro velho entrave do setor é a questão logística. O executivo da Abag lembra que em um ano difícil como este, o escoamento torna-se crucial para a rentabilidade do produtor. “Tivemos recentemente o PIL [Programa de Investimento em Logística], mas não é algo que entrará em vigor no curto prazo”, destaca. O assunto será abordado no 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que começa hoje. A logística será o tema central de um dos fóruns do evento e entrará em um debate mais específico amanhã.
“A logística brasileira é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do país. A Cooxupé sempre procura alternativas para que o processo logístico da cooperativa atenda às nossas necessidades para o cumprimento dos nossos compromissos. O Complexo Japy, por exemplo, é um megaempreendimento inovador que permitiu aos nossos cafeicultores a entrega do café a granel e que facilitou bastante a logística para o escoamento das nossas safras”, diz o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Cooxupé (Cooxupé), Carlos Paulino. O executivo participará do congresso para contar sobre os investimentos na construção e ampliação do Complexo Japy e como melhorou o escoamento da produção. Foram mais de R$ 100 milhões em aportes.
Realizado desde 2002, o Congresso da Abag tem previsão de reunir um público de aproximadamente 800 pessoas entre empresários, lideranças setoriais, políticos, além de profissionais e técnicos ligados às diversas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Grãos, proteína animal, floresta plantada, segurança alimentar e energia são alguns dos temas abordados.