Até o dia 3 de julho, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) informou que sua colheita atingiu 21,88% de trabalhos concluídos. O CaféPoint conversou com técnicos da cooperativa para saber mais sobre as etapas e o avanço da colheita deste ano, além da qualidade do café na região.
Segundo a Cooperativa, considerando o início da colheita definido pela data de ocorrência da florada principal, na região de ação da Cooxupé ocorreram de 3 a 4 floradas. Os ciclos da atual colheita seguiram os seguintes rumos:
1ª- Primeiro decêndio de agosto – florada de baixíssima intensidade. Ocorreu predominantemente em ponteiros, em lavouras novas e lavouras podadas; 2ª- Início de setembro –florada de baixa intensidade; 3ª- Final de setembro – florada de média intensidade; 4ª- Final de outubro e início de novembro – na maioria das regiões esta foi a florada de maior intensidade.
De acordo com os técnicos da Cooxupé, em função deste ciclo, quando comparamos com anos anteriores, a maturação dos frutos atrasou entre 20 a 30 dias e, consequentemente, o início da colheita sofreu o mesmo atraso. Desta forma, a colheita efetiva iniciou-se, na maioria das regiões, no mês de junho.
Qualidade Quanto à influência do clima na qualidade da safra colhida neste ano, a Cooperativa explica que as chuvas que ocorreram nos primeiros 20 dias de junho não prejudicaram o processo de colheita que ainda se encontrava em sua fase inicial.
Mesmo durante os processos de pós-colheita a Cooxupé afirma que “o volume de chuvas não foi suficiente para prejudicar significativamente o processo de secagem ou promover queda excessiva de frutos”.
Para se ter uma ideia do que as chuvas poderiam causar, nos dados levantados pela Cooperativa, em 2012 e 2013 a colheita iniciou-se efetivamente no mês de maio. “As chuvas que ocorreram em maio e junho além de prejudicarem o processo de colheita e secagem promoveram queda significativa de frutos. Em consequência disto, nestes anos o percentual de cafés de baixa qualidade aumentou consideravelmente”, avaliam os técnicos.
Já em 2015 ainda não há balanço fechado, mas a Cooperativa vem observando os produtos enviados até aqui. “Como a colheita está no início, a Cooxupé recebeu apenas 10% dos cafés previstos para entrar neste ano. Aproximadamente 75% são cafés bons e 20% médios. Uma boa avaliação da safra é feita a partir de 25% de entrada dos cafés na cooperativa”, informaram os responsáveis. A meta da Cooxupé para 2015 é receber até 4,6 milhões de sacas de café.
Confira nas tabelas, abaixo, as informações a respeito do andamento da colheita:
*Nas tabelas, as colunas % Colhida Cooperado 2015 diz respeito a área colhida entre os cafeicultores ligados à Cooxupé; e as colunas % Colhida Município 2015 informa a colheita nessas três regiões a colheita (incluindo os cooperados da Cooxupé e cafeicultores não cooperados).