Abag pede prioridade ao setor agropecuário após divulgação do PIB

29 Mai 2015

São Paulo, 29 – A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) diz que a agropecuária, que no primeiro trimestre cresceu 4,7%, como revelou o Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta sexta-feira, 29, precisa ser considerada prioritária na formulação das políticas públicas. “Foi um resultado excepcional e mostra, mais uma vez, que o agronegócio continua sendo a principal sustentáculo da economia brasileira”, disse em nota Luiz Cornacchioni, diretor-executivo da Associação.


Apesar do dado positivo, ele prevê dificuldades no médio prazo. “Teremos um ano difícil pela frente em função de que as commodities entraram num processo de preços declinantes. Além disso, o produtor vai encontrar preços elevados na compra dos principais insumos para as próximas safras, uma vez que boa parte desses insumos tem sua cotação em dólar, que está num viés de alta.”


Cornacchioni também se diz preocupado com a queda nos investimentos apontada pela pesquisa do IBGE. “Isso significa investimentos insuficientes para, por exemplo, ampliar e modernizar a infraestrutura de transporte e logística, que é fundamental para o escoamento da safra.”


Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.