27/05/15
A Secretaria de Transportes do Rio Grande do Sul informou ontem que vai aplicar somente em 2016, em duas parcelas, o reajuste de 29% nas tarifas cobradas pelo porto de Rio Grande, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O aumento poderia ser aplicado a partir do dia 8 deste mês, data de publicação da portaria 4.093 no “Diário Oficial” da União (DOU).
Conforme a Secretaria de Transporte, a primeira parcela do aumento, de 15%, será aplicada em primeiro de janeiro do ano que vem e a segunda, de mais 12,173%, em primeiro de julho. Segundo a Antaq, a última correção das tarifas de Rio Grande foi autorizada em agosto de 1995.
O superintendente do porto, Janir Branco, informou em nota que a decisão do governo estadual pretende garantir a competitividade do terminal diante do cenário de retração da economia. “Não abriremos mão do reajuste, mas podemos fazer isto de uma forma que não onere ainda mais o setor empresarial neste momento de crise”, acrescentou o secretário Pedro Westphalen.