Jovens e mulheres dão fôlego novo à cultura do café

O 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café – AGROCAFÉ dedicou à sustentabilidade dos negócios familiares a maior parte da programação do segundo dia do evento, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia – Assocafé. Aproximadamente 200 agricultores familiares da cafeicultura participam do evento, graças às caravanas mobilizadas pela Assocafé, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que proveu o transporte, hospedagem e alimentação para todos os pequenos agricultores. A grade também contou com os cursos intensivos de barista, de noções básicas de classificação e de degustação de café, além de legislação pertinente nas parcerias no agronegócio.
 
A manhã começou abordando o papel da mulher e do jovem no mercado de café brasileiro, com a participação da gerente geral da empresa Café Baronesa, Ivy Macedo Ribeiro, 23 anos, jovem empreendedora de uma linhagem centenária de cafeicultores e hoje à frente da empresa familiar mineira. Ivy relatou os obstáculos que teve de vencer para se fazer acreditar como mulher, jovem e líder em uma empresa da qual é também filha do dono. Elencou as vantagens e desafios de trabalhar com a família e deixou clara sua paixão pelo café, em um mercado de grandes oportunidades ao seu ver. “Como não acreditar em um produto que está em 98% dos lares, que é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água, e que tem tantas associações positivas à sua imagem?”, ela cita o mercado de cápsulas de monodoses como sendo promissor. “Cresce 50% ao ano”, informou.
 
 
Monitoramento remoto
 
A programação do Agrocafé na terça-feira (12) também contou com a participação do inventivo Matheus Ladeia, estudante de Engenharia Mecânica da Unifacs, e CEO da startup Pastar. Ele foi vencedor, em 2014, do Prêmio Ideias Inovadoras, do Governo do Estado da Bahia.
 
 Aos 21 anos e já na terceira empresa, Matheus é filho de pai cafeicultor e pecuarista, na região de Vitória do Conquista, e, entre aplicativos e softwares para comercialização de café, máquinas de compra por celular, de um sistema de pagamento mobile, e de uma empresa de serviços de aluguel, compra, venda e serviços agregados de pastagens, criou o Dr Farm. Segundo explica, são cápsulas-robôs carregadas de sensores que, espalhadas no campo, coletam diversos tipos de variáveis que influenciam diretamente na saúde da planta, como clima, luminosidade, dentre outros, e disparam informações e fotos para o agrônomo da propriedade, o gerente  ou o produtor, que pode avaliar aos condições gerais do plantio com precisão e na palma da mão.
 
A ideia surgiu de problemas que ele testemunhou na fazenda do pai, e que poderiam ter sido evitados com o monitoramento e o diagnostico corretos. “O pequeno produtor, como é o caso do meu pai, não pode muitas vezes manter um agrônomo dedicado exclusivamente à sua fazenda. As decisões são tomadas com base em informações imprecisas, e, não raramente, resultam em prejuízo”, explica o empresário. Com o Dr Farm, o produtor tem uma ferramenta de monitoramento acessível e barata, que se aproxima da agricultura de precisão, para balizar suas decisões. “Nosso foco são os médios produtores, que têm na fazenda sua atividade secundária ou terciária e, por isso, não podem dedicar todo o seu tempo ao negócio rural”, explica.
 
As duas palestras empolgaram a plateia, constituída principalmente por jovens da agricultura familiar e estudantes. “Anima e rejuvenece ouvir esses jovens palestrantes dando seu relato, mostrando os rumos da nova agricultura com tecnologia e paixão, aprendendo com os pais e dando lições a eles também. Tenho certeza de que foi inspirador para muitas pessoas que estão conosco hoje”, disse João Lopes Araújo, presidente da Assocafé. Os painéis ao longo do dia trataram da Evolução da empresa familiar no agronegócio café (Dom Cabral), da Gestão eficiente e sustentável da fazenda de café (Sebrae) , e das Regiões cafeeiras com Indicações Geográficas e as vantagens alcançadas (MAPA, Abacafé, Sebrae).
 
Programação completa em www.agrocafe.com.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.