Até que ponto a expansão de outras culturas, como a da cana-de-açúcar, cujo plantio voltou a ser atraente em função da demanda do álcool combustível, pode afetar o parque cafeeiro brasileiro? Esta questão será abordada pelo professor Geraldo Barros, do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (USP/Esalq), em sua palestra no 16º Seminário Internacional de Café de Santos, que será realizado de 16 a 19 de maio no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e que tem como tema discutir “O Consumo e a Produção Mundial de Café nos Próximos 10 anos”.
Um dos mais respeitados especialistas da área, o prof. Barros fará uma avaliação do agronegócio como um todo, analisando como estará o café frente aos demais produtos agrícolas em um futuro próximo.
Do lado da demanda, está programada uma palestra sobre “O Consumo nos Países Produtores”, que será ministrada pelo diretor-executivo da OIC – Organização Internacional do Café, Néstor Osorio, juntamente com o diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, Nathan Herszkowicz. Campanhas de aumento de consumo têm sido planejadas e o sucesso dessa meta, como no Brasil, pode alterar o cenário da oferta, tanto em quantidade quanto em qualidade geral do produto.
China, Rússia, Brasil
Uma projeção sobre quais serão os principais fornecedores e quem estará consumindo café na próxima década será feita por Neil Rosser, da NKG Statistical Unit, empresa da Neumann Kaffee Gruppe com sede em Londres. Especificamente, serão analisadas as tendências em dois importantes mercados consumidores: a Rússia, cuja palestra será apresentada por Ramaz Chanturiya, diretor geral da Rusteacoffee Association, e a China, cuja análise será feita por Joaquim Libânio Ferreira Leite, que apresentará a experiência recente da Cooxupé no mercado chinês com a cafeteria CaféChocolat.
A visão política e econômica do governo brasileiro sobre o café, estatísticas e projeções de produção e consumo, assim como as ações em andamento, serão apresentadas por Linneu Carlos da Costa Lima, secretário de Produção e Agroenergia, e Vilmondes Olegário da Silva, diretor do Departamento do Café, ambos do Ministério da Agricultura, e por Silvio Porto, diretor da Companhia Nacional de Abastecimento.
O encerramento do evento será feito pelo ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, às 12:30 horas da sexta-feira, dia 19 de maio.
O Seminário Internacional do Café, realizado pela ACS – Associação Comercial de Santos, deverá reunir mais de 500 participantes do Brasil e do Exterior. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página www.seminario2006.com.br .