04/05/2015
O período de estudos na Austrália, onde se formou em Comércio Exterior pela ILSC College, e a atuação no mercado financeiro, quatro anos depois, na volta ao Brasil, deram uma certeza ao empresário Guilherme de Oliveira, de 25 anos: ele não queria atuar em grandes empresas, mas empreender e colocar em prática uma ideia boa, inovadora e barata. Muitas pesquisas e planilhas depois, ele e os sócios Thiago Duarte e Carla Perelló decidiram unir café e bicicleta e criaram o Oliver Brown Coffee Shop, uma charmosa food bike especializada na bebida, onde o público pode também praticar idiomas estrangeiros, como o inglês e o espanhol.
Sem muito capital para investir, começamos a procurar alternativas de negócio, cogitamos algumas franquias de baixo investimento, mas não achamos nada interessante. Não tínhamos recursos para montar uma cafeteria convencional, até que surgiu a ideia de colocar o café em uma bicicleta. Fui pesquisar e o mercado estava efervescente, o que nos empolgou a tirar o projeto do papel, explica Guilherme, que calcula em R$ 7 mil o aporte inicial.
O conceito de café e bicicleta já é comum em outros países, mas agora começa a chamar a atenção por aqui, com o movimento a favor das magrelas, seja para o lazer ou o trabalho, e o interesse crescente das pessoas pela comida de rua, resultado da difusão dos food trucks. Nesse sentido, uma enorme vantagem da food bike é caber em qualquer lugar.
Com isso, o Oliver Brown Coffee Shop pode ser estacionado sem atrapalhar o trânsito, inclusive em locais fechados, quando oferece um cardápio diferenciado, de acordo com o perfil do evento. Atualmente a food bike está em um ponto fixo no bairro da V. Olímpia (zona Sul), em frente a um prédio corporativo, onde o público pode fazer seus pedidos e ainda praticar o inglês e o espanhol.
No cardápio, algumas delícias como pão de mel, brigadeiro, macarons e, claro, café. Oliver Brown tem as bebidas chamadas de arte latte, como o cappuccino mochaccino e o café latte. Com o auxílio do Cocktail planner Saulo Luiz Rodrigues foram elaborados alguns coquetéis de café, variando as opções. Os preços das guloseimas variam de R$ 3,00 a R$ 15,00.
Atendemos 50 pessoas por dia, de domingo a domingo, e nossa intenção é dobrar este número em quatro semanas, calcula Guilherme. A expectativa de faturamento no primeiro ano gira em torno de R$ 80 mil. Sempre fui muito sonhador e criativo, mas até hoje havia usado minhas habilidades para fazer os outros ganharem dinheiro. Desta vez é diferente!, diz o jovem, que já havia tentado abrir uma empresa de exportação.
O Oliver Brown Coffee Shop está estacionada todos os dias, das 10h às 14h, na Rua Jesuíno Cardoso, nº 477, V. Olímpia (zona Sul), São Paulo/SP.
Mais informações no site: www.oliverbrown.com.br ou no Instagram: @oficial_oliverbrown