Empresa abre suas portas para o público conferir as novidades no setor agropecuário
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocou à disposição do público novidades e produtos desenvolvidos em suas unidades que fazem parte do dia-a-dia de qualquer um. A idéia é aproximar as pessoas da ciência com a “V Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida”, que ficará aberta até o dia 30 de abril, das 10h às 22h, na sede do órgão. “Aqui, os visitantes percebem que a tecnologia está presente em suas vidas mais do que imaginam”, disse o diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio França.
Os visitantes terão a oportunidade de conversar com pesquisadores e saber mais sobre resultados de experiências. Jogos interativos, degustação de alimentos, teatro infantil e cursos de culinária também fazem parte do roteiro da feira. Na exposição “Diálogos no escuro”, pessoas que enxergam perfeitamente trocam de lugar com deficientes visuais. Em uma sala completamente escura, os visitantes são guiados pelos deficientes e fazem um passeio sensorial em um jardim, num parque e num bar. “Lá dentro eles podem tomar café, tocar as plantas, mas não podem enxergar”, conta a responsável pelo ambiente, Ângela Pereira Nette.
Outra atração da feira é a “Vitrine de tecnologia”, em que os visitantes podem conhecer cerca de 450 experimentos da Embrapa com plantas, animais e máquinas. Neste ano, o tema é a pesquisa agropecuária na região Centro-Oeste. Quem não conhece, terá oportunidade de ver plantação de soja, café e aveia, entre outras especialidades, bem de pertinho.
Os alunos da Escola Aquarela Novo Horizonte, do P Sul, ficaram eufóricos com o passeio. “Além da diversão, esse tipo de passeio é ótimo para eles vivenciarem o que aprendem em sala de aula”, contou a professora da primeira série, Nelci da Silva Neres.
Os animais são uma atração à parte. Jacaré do Pantanal, porco, clone de vaca, cavalos albinos gêmeos e filhos de pais diferentes podem ser vistos pelos visitantes. Gesiel Miranda Rodrigues, cinco anos, ficou encantado com os porquinhos. “Eu nunca tinha visto um porco de perto.”
Fonte : Tribuna do Brasil