IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, será realizado em Curitiba de 22 a 24 de junho de 2015

O evento abre hoje prazo para receber trabalhos técnico-científicos e tem como tema “Consórcio Pesquisa Café: oportunidades e novos desafios”.

10/03/15



Pesquisadores que possuem o café como objeto de estudo devem se programar: a comissão organizadora do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café, divulga o prazo para recebimento dos resumos dos trabalhos científicos: de 10 a 31 de março. Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do IX Simpósio (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados pela comissão científica de 1º a 12 de abril. A divulgação do resultado final será feita até o dia 24 de abril. Espera-se a apresentação de cerca de 400 trabalhos técnico-científicos. O evento será realizado em Curitiba-PR, de 22 a 24 de junho.


 Tema e parceiros – Os Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é uma realização bienal do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e faz parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizada a primeira edição do evento. A edição de 2015 tem como tema “Consórcio Pesquisa Café: oportunidades e novos desafios” e conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR.


Contribuição para a sociedade – O objetivo principal do evento é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor cafeeiro. Para o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, nesse contexto, o evento propicia a discussão do avanço do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e produtos em prol do agronegócio café.


Públicos – Nesta IX edição, espera-se reunir aproximadamente 1000 participantes, entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.


Sobre o Consórcio – Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. O modelo de gestão do Consórcio incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado em 1997 por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.


Mais informações sobre o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/ .


 
Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR, acesse:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/
https://www.embrapa.br/cafe
http://www.iapar.br/
http://www.emater.pr.gov.br/
 
Flávia Bessa (MTb 4469?DF)
Embrapa Café
cafe.imprensa@embrapa.br
Telefone: 61 3448-1927

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.