CAFÉ:Presidente da Cooxupé não confirma redução de 14% na previsão de safra

9 de fevereiro de 2015 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Fonte: Safras & Mercado

  O presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Paulino, não confirmou os dados de uma notícia de uma agência internacional apontando redução na estimativa da Cooxupé em 14% na safra de 2015. Segundo ele, isso não corresponde aos dados oficiais da instituição. As informações partem do CaféPoint.


O diretor da Cooxupé, Lúcio Dias, teria informado à agência de notícias redução de 14% na estimativa da Cooxupé para a safra 2015/16. O número corresponderia, de acordo com a agência, a uma produção de 3,8 milhões de sacas de 60 quilos em 2015, contra 4,4 milhões estimados anteriormente.


O presidente da Cooperativa, Carlos Paulino, no entanto, reiterou que ainda não se pode falar em um número concreto. Segundo o CaféPoint, em dezembro do ano passado, Carlos Paulino informou que na safra 2014/15 foram produzidas 3,6 milhões de sacas pela Cooxupé. Na ocasião, o número correspondeu a 18% de quebra na produção dos cooperados.


Quando questionado sobre a expectativa de produção para a safra 2015/16 da Cooxupé, Carlos Paulino explicou que os números oficiais dependem de levantamento realizado por técnicos. “Nós realizamos, com o trabalho de 60 agrônomos no campo, um levantamento de safras que usa os dados de cerca de 3.800 cooperados. A margem de erro é pequena: 2%. No levantamento para 2015 temos chegado a números variados, exatamente por conta de Cerrado e Sul de Minas. Se fizermos o balanço das duas regiões, a produção deverá se igualar a da safra 2014/15”, relatou.


Segundo o presidente da Cooxupé, os dados oficiais só serão divulgados após os técnicos concluírem suas análises. O levantamento deve ser divulgado no início de abril. Ainda segundo Paulino, os estoques da Cooxupé devem ser divulgados após assembleia da Cooperativa, no final de março de 2015.


Exportações sobem 19%


Na safra de 2014 a Cooxupé, que conta com mais de 11 mil cooperados, manteve sua liderança no ranking de exportações, embarcando para o mercado externo 3.232.663 sacas de café arábica – um aumento de 19% comparado ao ano de 2013. Já a SMC, empresa integrada à Cooxupé que comercializa e fornece cafés finos, especiais e certificados, foi responsável pelo embarque de 103.160 sacas no ano passado. Entre os países consumidores do café Cooxupé estão: Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Japão, França, Canadá, Reino Unido, entre outros.


Investimento em Torrefação


No último mês de dezembro a Agência Minas informou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), assinou protocolo de intenção junto à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que prevê investimentos de R$ 15,8 milhões na implantação de uma unidade industrial de torrefação de café no município de Guaxupé, no Sul de Minas.


A expectativa é de que com o investimento, a torrefação realizada pela cooperativa, que hoje está em torno de 300 mil quilos por mês, passe para cerca de 500 mil quilos. A cooperativa mantém o foco na produção para o consumo interno de café, mas tem ampliado a produção de cafés especiais, que já conquistaram o paladar dos asiáticos e europeus.


Todas as informações partem do CaféPoint.



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.