Chuvas voltam aos cafezais de Minas Gerais, mas as perdas de 30% na produtividade são irrecuperáveis

8 de fevereiro de 2015 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

O presidente da Sincal, Armando Matielli informou que com chuvas a esperança está de volta, mas as perdas de 30% na produtividade serão irrecuperáveis.



A esperança está de volta, mas as perdas de 30% na produtividade são irrecuperáveis. Próxima batalha para melhorar o consumo será em torno da rotulagem do café. O consumidor exige saber exatamente o que está consumindo. A cafeicultura precisa melhorar a qualidade oferecida aos consumidores brasileiros.

Ontem finalmente a chuva chegou na região de Boa Esperança, depois de grande estiagem. Para se ter ideia, a precipitação de dezembro e janeiro somou uma média de 300 milímetros, o que é menos da metade da média histórica. “Ontem a noite choveu 50 milímetros, foi a primeira chuva boa que aconteceu esse ano, aqui no sul de Minas. Mas isso é só um alento para nós, não serve para recuperar a plantação inteira. O que tá acontecendo agora é que, por causa do desequilíbrio climático, aconteceram diversas floradas muito desigualadas, o que resultou em frutos pequenos que estão caindo e secando”, conta Armando Matielli, presidente do Sindical.


A situação de seca e prejuízos para as lavouras é generalizada na região. A condição hídrica é o que mais tem preocupado os produtores de café, de acordo com Armando Matielli. “O cenário é crítico nesse momento. A represa de furnas já baixou 15 metros do seu nível, fazendo com que diversos municípios aqui do sul de Minas já decretaram estado de calamidade”.


Por: Lucas Mayer

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.