Minas deve produzir 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15

22 de dezembro de 2014 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção

20 de dezembro de 2014

por Agência Minas

Minas Gerais deve colher 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15, respondendo por 6,3% da produção nacional, de acordo com o terceiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados mostram um aumento de 8,4% na produção das lavouras mineiras em relação ao crescimento de 4,2% na safra brasileira, que deve alcançar 201,6 milhões de toneladas.


Um dos destaques no quadro de crescimento da produção de grãos em Minas é o trigo. Segundo a Conab, a safra do cereal, no Estado, deve alcançar 204,3 mil toneladas, variação positiva de 70,5%. A produção nacional prevista é de 5,9 milhões de toneladas, uma progressão de 7,6%.


O Estado é o quarto maior produtor brasileiro de trigo e deve alcançar 204,3 mil toneladas

De acordo com dados do Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Estado é o quarto produtor brasileiro do cereal – atrás do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – podendo em breve ocupar a terceira posição.


O coordenador do programa, Lindomar Antônio Lopes, considera que a autossuficiência em trigo brasileira poderá ser alcançada com o fortalecimento do cultivo nos cerrados do Brasil Central, onde Minas ocupa papel importante, pelos fatores favoráveis de solo, proximidade do mercado e estabilidade climática.


“A integração dos principais componentes da cadeia produtiva do trigo no Estado é o objetivo principal do Comtrigo, e as ações do programa incluem o desenvolvimento da cultura no Brasil Central”, enfatiza.


Mais milho, soja e feijão


A produção de milho (primeira e segunda safra) no Estado deve somar 7,3 milhões de toneladas, volume 5,7% maior que o registrado na safra anterior. Já a safra paulista, segunda no ranking da região Sudeste, deve ficar em 3,6 milhões de toneladas, aumento de 1,8%. Para o país, a Conab prevê uma safra de 78,7 milhões de toneladas, recuo de 1,5% na produção em relação ao período anterior.


No caso da soja, a safra mineira deve somar 3,9 milhões de toneladas, variação positiva de 17,5%. A safra total do país deve somar 95,8 milhões de toneladas, equivalentes a um avanço de 11,2%.


Para o feijão, a perspectiva é de uma safra da ordem de 589,2 mil toneladas, aumento de 2,5% em relação ao período anterior, enquanto os dados do país mostram redução de 5,3%, pois a safra prevista é de 3,2 milhões de toneladas.


.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.