Luiz ValerianoAscom CCCMG Mais de 150 pessoas, dentre elas associados e lideranças políticas e cafeeiras, participaram da solenidade de inauguração da sede própria do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, na última sexta-feira (28). O local compreende cerca de 900 metros² de área construída, com dois andares que abrigam […]
Luiz Valeriano
Ascom CCCMG
Mais de 150 pessoas, dentre elas associados e lideranças políticas e cafeeiras, participaram da solenidade de inauguração da sede própria do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG, na última sexta-feira (28). O local compreende cerca de 900 metros² de área construída, com dois andares que abrigam salas de laboratório de classificação e degustação, auditório, biblioteca e setores administrativos. O investimento para construção foi de aproximadamente R$ 1 milhão. As obras começaram em maio de 2013 e finalizaram em novembro de 2014.
O terreno da nova sede foi uma doação da Prefeitura Municipal, aprovada através de Projeto de Lei pela Câmara Municipal e sancionada pelo Município. A unidade fica localizada à Rua do Comércio de Café, 185, no Bairro Industrial Reinaldo Foresti, em Varginha (MG). Nesta região se concentra os maiores negociadores e empresas do agronegócio de café do Brasil.
A sede própria vai proporcionar melhores condições de trabalho e fluidez da prestação de serviço em prol do setor cafeeiro, como é o caso da emissão de laudos de classificação e certificados de origem. Também será iniciada a implantação de novos cursos como inglês, contábil e fiscal, além do tradicional curso de classificação e degustação de café verde. A unidade tem a função de contribuir para toda a cadeia do agronegócio, unindo forças para o fortalecimento da classe.
Várias autoridades participaram da solenidade de abertura e fizeram emocionados discursos, dentre eles o diretor de patrimônio do CCCMG, Marcos Mendes Reis; o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino; o presidente do CCCMG, Archimedes Coli Neto; o prefeito de Varginha, Antônio Silva; o deputado federal, Carlos Melles; e o deputado federal e presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro. A placa, que oficializou a inauguração do local, foi descerrada por Archimedes Coli Neto, que falou sobre a importância da entidade ter sua sede própria. “Um marco histórico para toda a cafeicultura nacional”, afirma.
Logo após foram entregues certificados de agradecimento para as empresas que colaboraram na construção e edificação da nova sede, sendo estes: LM Corretora de Café, Sagrados Corações Indústria e Comércio de Alimentos, Lessa Corretora de Mercadorias, Pratapereira Comércio, Indústria e Exportação, Varginha Comissária de Café – VCC, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha – Minasul, COCCAMIG, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas – Cocatrel, Cooperativa Agrária de Machado – Coopama, Guegué Corretora de Café, Quinho Corretora de Café, Siqueira Corretora de Café, Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança – Capebe, Sendas Comércio Exterior e Armazéns Gerais, Odebrecht Comércio e Indústria de Café, Armazéns Gerais Carapina, Nova Safra Transportes, Transversal Transportes, RN Tintas e Ferramentas, Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé – Cooxupé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé e Porto Seco Sul de Minas.
Neste ano, os homenageados do título “Amigos do CCCMG” foram o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha – Arnaldo Botrel Reis; o delegado da Receita Estadual de Minas Gerais em Varginha – Marcelo Henrique Silveira; a Cooperativa Agrária de Machado Ltda. – Coopama; a Câmara de Vereadores de Varginha; e o diretor Financeiro do CCCMG – João Aparecido da Silva.
Outro momento de grande emoção foi na inauguração do novo auditório da entidade, que recebeu o nome de Orostrato Olavo Silva Barbosa. Senhor Olavo Barbosa, como era conhecido, foi um grande incentivador da criação do CCCMG. Pecuarista e fundador de uma das mais importantes fazendas produtoras de leite do país, a Fazenda Bela Vista, Olavo Barbosa também foi fundador da Exportadora de Café Guaxupé. Quem descerrou a placa foi a neta do senhor Olavo, Flávia Barbosa Paulino da Costa, que se emocionou muito com a homenagem.
O laço de descerramento foi desatado por Archimedes e o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), João Antônio Lian. O evento foi coroado, à noite, com a realização da 10ª edição da tradicional Festa do Café. O evento foi promovido no Clube Campestre de Varginha e contou com o apoio da INTL FCStone, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé, Cooxupé, Montesanto Logística e CMA.