Rio, 28 – A alta de 0,3% registrada pelo Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário no período de julho a setembro na comparação a igual trimestre de 2013 foi afetada pela perspectiva de queda das safras de café (-6,6%) e cana-de-açúcar (-5,9%), que são as colheitas mais relevantes no terceiro trimestre. No entanto, o resultado foi parcialmente compensado por lavouras menores.
A avaliação é da gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis. Segundo ela, o prognóstico negativo e a queda da produtividade das principais culturas com safra no terceiro trimestre foram compensados em parte pelas estimativas robustas de crescimento na produção anual de laranja (3,2%), mandioca (10,1%), feijão (10,9%) e trigo (30,6%).
“Esse em tese deveria ter sido um ano bom para o café, mas por problemas climáticos e falta de investimento houve queda na produção”, destacou Rebeca. Ela lembrou também que neste trimestre a colheita da soja – produto que pesa um quarto da lavoura e cuja safra está em alta no ano – já não tem a mesma relevância. Depois da soja, a cana (14%) e o café (6%) são os produtos de maior peso na agropecuária brasileira.
Fonte: Agência Estado