Diário do Comércio – MG
21/10/2014
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé), com sede no Sul de Minas, pretende ampliar as exportações para o Canadá, o nono maior consumidor per capita de café do planeta. Embora não tenha divulgado números relativos aos embarques, a cooperativa, que participou recentemente de uma missão internacional de negócios no país norte-americano, afirma que tem condições de atender a uma demanda maior do Canadá.
Segundo o analista de exportações da Cooxupé, Paulo Gustavo Finocchio Martins, a missão foi positiva e a cooperativa mineira realizou novos negócios.
Ele explica que o Canadá consome anualmente cerca de 2,5 milhões de sacas de café. E, embora esse volume tenha variado pouco nos últimos anos, é possível exportar mais para aquele país, já que a participação do produto brasileiro nesse consumo é de apenas 23%, ou algo em torno de 575 mil sacas.
“Acreditamos que o Brasil tem condições de aumentar o seu market share no Canadá e competir com os outros países exportadores. Estamos preparados para atender a um aumento da demanda canadense pelo nosso café”, afirma Martins. Com sede em Guaxupé, a Cooxupé recebe café de cerca de 200 municípios e conta com mais de 12 mil cooperados, dos quais 84% são pequenos produtores.
Rodadas
Segundo a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que promoveu a missão comercial Doing Business in Canada – Brazilian Coffee, o Brasil é o segundo maior exportador de café para o Canadá, perdendo apenas para a Colômbia. Conforme a entidade, durante a missão comercial, no final de setembro, foram realizados mais de 130 encontros em rodadas de negócios nas cidades de Montreal (Quebec) e Toronto (Ontário). O objetivo foi mostrar que o Brasil produz café de alta qualidade, não apenas commodity.
Além da mineira Cooxupé, a comitiva contou com exportadores das empresas BrasilJuta, Cafeeira Masson, Cocamar, Cooxupé e Labareda do Caititu. Na ocasião, os brasileiros tiveram contato com 21 compradores canadenses, como redes de cafeterias, torrefadores, distribuidores e importadores. Entre eles, nomes importantes do mercado local, como a rede Tim Hortons, recentemente adquirida pelo Burger King, e a torrefação Mother Parkers, a quarta maior da América do Norte.
“Os produtores brasileiros tiveram contato com compradores canadenses que não conheciam o nosso café, além de terem conferido melhor o potencial do mercado canadense”, enfatizou o superintendente de Relações Institucionais e de Negócios da CCBC, Paulo de Castro Reis.
Visitas técnicas
Segundo a CCBC, o grupo ainda fez uma imersão no país norte-americano, com visitas técnicas para exploração do mercado, visita ao Porto de Montreal, treinamento logístico e tarifário com a Canadian National (CN), uma das mais importantes empresas do setor, e participação na Canadian Coffee and Tea Show. Houve degustação de café brasileiro em um happy hour para o público local e formadores de opinião em Montreal e coquetel para os empresários brasileiros e canadenses na casa do cônsul-geral do Brasil em Toronto.