EcoRodovias adquire terminal para caminhões

Por: Jornal do Commercio


No dia em que o Porto de Santos (SP) anunciou novo recorde de movimentação de cargas, a EcoRodovias, segunda maior holding de operação de estradas no Brasil, divulgou a aquisição do Complexo Intermodal Cubatão (Cincu), principal terminal de recebimento de caminhões do porto paulista. A empresa investirá R$ 90 milhões na unidade e pretende transformá-la no maior terminal intermodal do País, para receber 12 mil caminhões por dia.


A EcoRodovias iniciou ontem a transferência do controle das operações do Cincu, localizado a cerca de 10 quilômetros do Porto de Santos, na rodovia Cônego Domênico Rangoni.


A unidade foi adquirida por R$ 2,5 milhões e passará a se chamar EcoPátio Logística, segundo informou o diretor de Relações com Investidores da EcoRodovias, Marcello Guidotti, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O local serve de estacionamento para caminhões, de forma a evitar congestionamento em Santos.


A empresa aperfeiçoará a capacidade do terminal, aumentando o número de vagas de estacionamento de 700 para 3.500. “O objetivo é melhorar a produtividade das operações portuárias, por meio da triagem e liberação dos veículos”, informou a empresa.


“Com a regulamentação dos pátios de triagem, divulgada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), na semana passada, todos os caminhões com destino ao porto terão de passar por um terminal intermodal.”


A aquisição faz parte da estratégia de crescimento e ampliação da área de atuação da concessionária em atividades relacionadas ao setor de logística e de infra-estrutura de transportes.


Segundo a EcoRodovias, o Porto de Santos terá melhoria na pontualidade nas chegadas e saídas, o que acarretará redução do tempo de permanência dos navios e das despesas com demurrage (multas por atrasos no carregamento e descarregamento de navios).


As operações do EcoPátio serão monitoradas por um centro de controle informatizado, responsável por autorizar a liberação e entrada do caminhão no porto. As instalações e as áreas de descanso e lazer dos caminhoneiros serão ampliadas e melhoradas, segundo informou a empresa.


O EcoPátio funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, e também contará com um sistema de rastreamento e segurança contra roubos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.