Guilherme Mirindiba
Luciana Silvestre / Incaper
23/09/2014 – A qualidade do café conilon no município de Vila Valério aumenta a cada ano. Um dos fatores recentes que têm contribuído para isso é a realização do Concurso de Qualidade de Café. No mês de setembro, durante o Dia Especial de Café Conilon de Vila Valério, foi divulgado o resultado da segunda edição do concurso.
Realizado em parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), prefeitura de Vila Valério e Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), o concurso de 2014 reuniu 35 produtores, divididos em duas categorias, conilon natural e cereja descascado. Foram inscritas 1139 sacas, com amostras que foram avaliadas pela comissão de degustação da Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá.
“Este é o segundo ano que promovemos esse concurso. É importante reconhecer quem faz café com qualidade, pois a qualidade do conilon tem que ser difundida e ampliada. Em relação ao ano passado, as amostras melhoraram muito”, falou o extensionista do Incaper e degustador de café, Edion Maiquel Dubberstein.
Ele disse que, ao longo do ano, foram realizados diversos eventos de incentivo à qualidade do conilon. Além de palestras, foram feitas atividades de degustação e culinária de café. No próprio dia da premiação do concurso, houve palestras sobre a procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, com ênfase no processo de colheita e pós-colheita. Além disso, temas como café de qualidade e comercialização e linhas de crédito para investimentos na cafeicultura também foram abordados.
Premiação
Na categoria ‘Conilon natural’, os prêmios entregues somaram, aproximadamente, R$ 10 mil, distribuídos aos cinco primeiros colocados. Ao todo, nesta categoria, foram inscritos 30 cafeicultores de diversas regiões do município.
Na categoria ‘Cereja descascado’, apenas cinco cafeicultores se inscreveram, pois as primeiras unidades com despolpadores foram instaladas há pouco tempo. A premiação destinada aos vencedores dessa categoria soma aproximadamente R$ 7 mil.
De acordo com Edion, os vencedores do concurso utilizaram as recomendações para produção de café de qualidade do Incaper. “Os produtores que ficaram em primeiro lugar colheram os grãos quando 80% já estavam maduros; utilizaram o terreiro coberto para secagem; mexeram o café de meia em meia hora e realizaram o armazenamento adequado, entre outras recomendações”, explicou Edion.
Vencedores do 2º Concurso de Qualidade do Café Conilon em Vila Valério
Cereja descascado
Local Nota
1º Ozílio Partelli Paraíso Novo 85,66
2º Ákila Sirillo Partelli Paraíso Novo 85,5
3º Júlia Partelli Paraíso Novo 85
4º Luis Carlos Partelli Paraíso Novo 82,5
5º Valcir Meneguelli Paraíso Novo 80
Conilon natural
Local Nota
1º Davi Sirillo Paraíso Novo 83,83
2º Elias Kruguer Paraíso Novo 83
3º Josias Pagung Pavãozinho 79,16
4º Maria Auxiliadora Barcellos Córrego Valério 78
5º Plínio Lorencini Boleira 77,33