Yahoo Brasil – Cidade do México, 22 ago (EFE).- Produtores, comercializadores e compradores se reúnem a partir desta sexta-feira na cidade mexicana de Puebla para a terceira Cúpula Latino-Americana do Café, a fim de apresentar inovações e consolidar relações comerciais, informou a Secretaria de Agricultura do México.
O subsecretário de Agricultura, Jesús Aguilar Padilla, inaugurou o evento que reúne centenas de produtores dos estados produtores do país, que são Chiapas, Veracruz, Oaxaca, Puebla, Guerrero, Hidalgo, San Luis Potosí, Nayari, Jalisco, Colima, Michoacán e Tabasco.
Aguilar destacou que a qualidade do café que se produz no México propicia que nesta edição da Cúpula participem compradores de 16 países, entre eles China, Coreia do Sul e Taiwan.
Ele destacou que este ano foi dado um maior impulso à cafeicultura nacional mediante políticas públicas e um maior orçamento para incentivar esta atividade.
Em sua participação, o diretor-executivo da Organização Internacional do Café, Robeiro Oliveira da Silva, fez um apelo aos cafeicultores de todos os países para unir esforços e aumentar o investimento social e tecnológico no setor.
Isto permitirá aos cafeicultores aproveitar as oportunidades que serão apresentadas no setor e nos mercados em um futuro próximo, segundo Robeiro.
Por sua vez, Mario Rincón, secretário de Desenvolvimento Rural do estado de Puebla, disse que a cúpula, que acontece até o dia 24 de agosto, recebe produtores, empresários e especialistas do setor de países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru, Nicarágua e Honduras para trocar novas tecnologias com produtores mexicanos.
O encontro oferece oficinas, conferências e concursos, assim como degustações dos diferentes tipos de café produzido na América Latina. EFE